Redes Sociais

RN 360º

Circulando em OFF

A última ilusão

BRAZIL-IMPEACHMENT-ROUSSEFF-VOTEO povo brasileiro assiste atônito o desenrolar de um cenário imprevisível embalado por um marco histórico que cerca o pedido de impeachment da presidente Dilma Roussef (PT). E nesse lastro de acontecimentos, figuram personagens na banca da comissão julgadora, que não conseguem transmitir à sociedade a credibilidade necessária ao credenciamento para conduzir o País a sair do caos.

Como um barco à deriva, o Brasil experimenta em tom de ansiedade, um momento de indefinição, guardada à esperança, à espera do surgimento de uma expressão nacional que possa devolver à tranquilidade e o otimismo à população, que está sempre à procura de melhores dias.

Em 1992, quando estouraram os escândalos envolvendo o então presidente Fernando Collor de Mello, desabrocharam nesse diapasão, líderes que vinham se formando no contexto político, como o próprio ex-presidente Lula e o então líder estudantil Lindbergh Farias, que naquele momento comandou o movimento denominado caras-pintadas, que levou milhares de jovens às ruas para atuarem com veemência em favor do afastamento de Collor.

Mais de 20 anos depois, eleito senador pelo PT do Rio de Janeiro, Lindbergh estava lado a lado com o hoje senador Fernando Collor, ambos, aliados políticos, envolvidos na Operação Lava Jato e investigados no Supremo Tribunal Federal (STF) por pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Eles são apontados como beneficiários do esquema de corrupção e desvio de recursos da Petrobras.

Mas foi naquele tempo que evoluiu o domínio do Partido dos Trabalhadores, com Lula chegando à presidência do País e estabelecendo a partir de então uma sintonia com todas as classes sociais, principalmente as consideradas menos favorecidas.

Para a maior parte do povo brasileiro hoje, levada ou não pelos meios formadores de opinião, Lula passou a fazer parte do mesmo balaio de políticos que foram seus alvos em tempos passados.

Agora, embora cansado da luta, o povo tenta alimentar nova esperança, embora não vislumbre através de que sustentação. E mais do que nunca, se reinventa na busca de um novo País, mesmo que esta seja a última ilusão.

TEMER

Muito assediado, o vice-presidente Michel Temer (PMDB) é hoje a bola da vez. Conseguiu mesmo apressar a revoada da base dilmista ao seu encontro, após vazar, certamente de forma propositada, um áudio de convocação ao “renascimento” do País pelas suas mãos.

PRESIDENTE

Ele agiu no áudio como presidente, dando a certeza de que estava no centro da conspiração nas articulações contra a presidente Dilma. Um cão chupando manga, como diria o folclórico Manoel Ladeira.

MANOBRISTA

O outro é o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, igualmente peemedebista, que descaradamente atua como uma raposa política como se fosse o político mais certo do mundo. Sem moral alguma para conduzir uma ação da envergadura de um processo de impeachment.

AGITAÇÃO NO LEGISLATIVO

Em Mossoró, a sessão da Câmara Municipal na terça-feira foi agitada com o pedido de investigação do presidente da Casa, Jório Nogueira, depois do imbróglio sobre o pagamento das verbas indenizatórias. Veja matéria sobre o assunto nesta edição.

APODI

Agora, no PHS, Eliésio de Bom caminha para unificar a oposição em Apodi. Já tem atraído forças importantes e vem expressando muita confiança.

RODOLFO FERNANDES

Após confirmar através do News 360 que será mesmo candidata à Prefeitura de Rodolfo Fernandes, Bernadete Queiroz (PR) acabou forçando a desistência do atual prefeito Monteiro Neto (PMDB).

A QUEM INTERESSAR POSSA

“Sábio é o ser humano que tem coragem de ir diante do espelho da sua alma para reconhecer seus erros e fracassos e utilizá-los para plantar as mais belas sementes no terreno de sua inteligência”, já dizia Augusto Cury.

NOMINATA

As nominatas formatadas pelos partidos considerados “nanicos”, no caminho da Câmara Municipal de Mossoró, poderão acabar provocando renovação no legislativo além da expectativa com o surgimento de mitos nomes novos, mesmo que não conseguiam conquistar grandes votações.

COLIGAÇÕES

Diante disso, a solução agora para os vereadores é partir para coligações nas chapas proporcionais e isso os partidos não querem aceitar. Complicação à vista.

MEMÓRIA

O hoteleiro João Sabino lançou um livro de memória sobre sua vida na última sexta-feira. ”Estou me sentindo um adolescente”, disse ao tratar com entusiasmo sobre a publicação. Sabino realmente tem uma grande estória de vida.

MERCADO IMOBILIÁRIO

Na próxima terça-feira, 19, o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Mossoró (SINDUSCON) promove, em parceria com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RN), a palestra “E agora? O mercado imobiliário acabou?”. Ministrando a palestra estará João Hernandes, com mais de 15 anos de experiência no setor. O evento acontece a partir das 19h no SESI de Mossoró e a entrada será 2kg de alimentos não perecíveis. As inscrições podem ser feitas no site www.crecirn.org.

EM ALTA

A Repet foi a grande vencedora na categoria Adesivação de Helicóptero, no Prêmio Bureau Criativo da Revista GF+, que aconteceu no último dia 7 de abril em São Paulo. O troféu, que é visto como um “Oscar” no setor, todo ano premia os melhores projetos da Comunicação Visual. A Repet, que estava entre os 12 indicados, ficou entre as 4 empresas que voltaram com o troféu em mãos. A empresa mossoroense levou o nome da cidade para uma disputa acirrada entre competidores de São Paulo, Minas Gerais, Curitiba e outros. Avante!

HOSPITAL EM PARNAMIRIM

Em sessão ordinária realizada na quarta, 12, vereadores de Parnamirim cobraram melhorias no Hospital Regional Deoclécio Marques de Lucena. Os parlamentares apontaram falhas na gestão, falta de equipamentos e procedimentos, além de denúncias do uso indevido da máquina pública em benefício de terceiros.

CARGOS

Em Mossoró, o Partido dos Trabalhadores deverá seguir orientação do diretório estadual e entregar os argos que tem na Prefeitura, após o PSD nacional ter optado pela defesa do afastamento da presidente Dilma Roussef. A administração mossoroense é comandada pelo prefeito Francisco José Júnior, que é líder local do PSD. No âmbito local, a maior parte de membros do PT desejaria caminhar ao lado de Francisco José, assim como o prefeito os desejariam como aliados.

RELAX

“Vou te contar/Os olhos já não podem ver/Coisas que só o coração pode entender/Fundamental é mesmo o amor/É impossível ser feliz sozinho…”   TOM JOBIM.

Coluna veiculada na 11ª edição do Jornal News 360 (16 a 22 de abril)

Comentários

comentário(s)

Jornalista há 30 anos, tendo atuado nos jornais A República, Diário de Natal/O POTI, O Mossoroense, Revista Spaço, Revista De Fato Nordeste e fundador dos jornais Oeste Independente, Jornal de Mossoró, Jornal Metropolitano, em parceria com Roberto Costa Lima, jornal Página Certa, entre outras publicações; Foi Diretor de Redação do Jornal Gazeta do Oeste por mais de uma década. Escreveu os livros “Adffurn e seu tempo – vitórias e conquistas”, em parceria com o professor Lúcio Ney, e “Contos do Cotidiano”. No rádio, colaborou com as rádios Libertadora e Difusora. Atualmente é Diretor de Redação do Jornal News 360 e Apresentador do programa Jornal da Câmara, na TV Câmara/Mossoró.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais em Circulando em OFF

Subir