Redes Sociais

REDE NEWS 360

SESED quer parcerias com instituições para reduzir a violência em Mossoró

Cidade

SESED quer parcerias com instituições para reduzir a violência em Mossoró

A secretária da Segurança Pública e da Defesa Social, Kalina Leite, chegou na tarde desta segunda-feira (4), em Mossoró, para cumprir agenda oficial que tem como objetivo avaliar a atuação dos órgãos de segurança na cidade e definir ações visando a redução da criminalidade na região Oeste do RN.

O primeiro compromisso ocorreu na sede do Ministério Público com a presença do 14º Promotor de Justiça, Lúcio Romero Marinho Pereira, do Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Dancleiton Pereira, Diretor de Polícia Civil do Interior, Cleiton Pinho, do Secretário Municipal de Segurança e Defesa Civil de Mossoró, Tenente Coronel Alvibá Gomes, entre outras autoridades que compõem o Gabinete Integrado de Gestão Municipal (GGI-M).

Durante a reunião, a secretária pontuou algumas ações desenvolvidas pelo Governo do Estado para reaparelhar o setor e garantir mais policiais nas ruas, tais como a ampliação da frota e a regularização e ampliação dos pagamentos de diárias operacionais.

A secretária da Sesed também citou os processos em andamento que tratam da aquisição de novos rádios digitais e da expansão do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Mossoró, que tramita internamente no Governo seguindo orientações do Banco Mundial.

“Assim que assumimos a Sesed tínhamos 200 viaturas a menos nas ruas do nosso estado e, imediatamente, tratamos de renovar o convênio de aquisição e garantimos a reposição de parte desta frota também para Mossoró”, diz.

“Passamos a reorganizar o pagamento das diárias operacionais, como forma de garantir uma quantidade extra de policiais nas ruas, com um serviço mais planejado e qualificado. Hoje, investimentos cerca de R$ 1,4 milhão/mês em diárias operacionais no estado, o que equivale a um investimento quatro vezes maior do que anos anteriores”, lembra Kalina Leite.

“Também já finalizamos os termos de referência para aquisição de novos rádios digitais para o interior e expansão do Ciosp Mossoró. Para esta execução, estamos com uma consultoria em andamento que irá nos direcionar a melhor forma de investirmos neste serviço”, disse a secretária Kalina Leite.

Sobre a reposição do efetivo das Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e Itep, que ao longo dos últimos dez anos sofreu com a falta de pessoal, a secretária Kalina Leite reafirmou que esta tem sido uma das prioridades da gestão Robinson Faria.

“Em fevereiro deste ano recebemos do TCE uma resposta positiva quanto a realização dos concursos da Segurança e desde então avançamos muito neste sentindo. Esperamos preencher, em um futuro breve, pelo menos 2000 mil vagas nas Polícias e com isso ter um reforço significativo na área”, informa a secretária.

“Atualmente, o processo do concurso da PM, por exemplo, já encontra-se na Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SEARH) finalizando o levantamento da quantidade de vagas a serem disponibilizadas no próximo certame. Espero divulgar o edital ainda neste semestre”, destacou Kalina Leite.

A secretária Kalina Leite também demonstrou preocupação com o aumento dos índices de crimes violentos ocorridos na cidade no primeiro trimestre de 2016.

“Estamos aqui para ouvir os técnicos da região e saber o que mudou de 2015 para 2016 e como podemos colaborar para manter o bom desempenho do ano passado quando conseguimos frear a violência em Mossoró e reduzir em 16% o número de assassinatos no município. Juntos, com os gestores locais, buscaremos definir as próximas estratégias de atuação”, concluiu Kalina Leite.

Na manhã desta terça-feira (5), a secretária da Sesed se reunirá com os gestores da Polícia Militar da região Oeste, na sede do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), e logo após tem encontro marcado com representantes do Poder Judiciário, no Fórum da cidade.

Mossoró Hoje

Comentários

comentário(s)

Sistema Rede News 360 de Comunicação - Mossoró/RN

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais em Cidade

Subir