Redes Sociais

REDE NEWS 360

Procissão de Santa Luzia não terá desfile nem discurso político

Cidade

Procissão de Santa Luzia não terá desfile nem discurso político

Em recente encontro com o governador Robinson Faria, em Natal, o vigário geral da Diocese de Mossoró, Flávio Augusto Forte de Melo acertou o apoio do governo aos festejos da padroeira de Mossoró Santa Luzia e, ao mesmo tempo, fechou acordo para que este ano não tenha participação de nenhum político nos discursos de encerramento da procissão da padroeira de Mossoró.

Era tradição ao longo dos anos, o espaço para que os gestores públicos, principalmente, usassem o microfone das celebrações para saudar a padroeira e, ao mesmo tempo, fazer uma espécie de prestação de contas. Era um ponto alto para que a classe política, aproveitasse a ocasião para fazer a sua “política”, após naturalmente desfilar ladeado de assessores acompanhando a procissão.

Muitos devotos e religiosos sempre condenaram a cessão desse espaço, já que se trata de um ato religioso de celebração, devoção e fé, sem a necessidade dessa incursão política. Esse pensamento evoluiu para um consenso e este ano, o Padre Flávio Augusto decidiu bater o martelo. Não haverá discurso político. “Eu já estou cansado de ouvir vaias na festa de Santa Luzia”, acentuou o vigário, lembrando que nos últimos anos, em razão do descompasso entre os políticos e o eleitorado, a situação tende a se agravar.

A propósito, os últimos fatos negativos de origem política em nível nacional e local, que têm colocado os políticos no olho do furacão, têm deixado a população ainda mais refratária e avessa a receber com bons olhos a presença dessa classe em palanques religiosos. E as vaias acabam tirando o brilho de uma festa que tem como base a fé a esperança de melhores dias.

É tanto que, diferente de anos passados, várias estrelas da política estadual que não vieram a Mossoró no período das eleições municipais, exatamente temendo reações vindas do seio popular, também não confirmaram presença na procissão de Santa Luzia, acabando por colaborarem para que a festa guarde a essência da sua missão evangelizadora e de sustentação da devoção, da fé e da esperança.

A procissão de Santa Luzia começa no final da tarde deste dia 13 de dezembro, com percurso a partir da paróquia do Alto da Conceição até a Catedral de Santa Luzia, após percorrer algumas das principais ruas da cidade.

Milhares de pessoas são esperadas na Procissão de Santa Luzia 2016

De acordo com informações da assessoria de imprensa da Diocese de Mossoró, a Festa de Santa Luzia 2016, que tem como tema “Do martírio de Luzia a uma igreja em Missão” será encerrada nesta terça-feira, 13 de dezembro, com a tradicional Procissão. Milhares de fiéis e romeiros são esperados para o encerramento da festa. Os romeiros serão acolhidos na Escola de Artes e receberão café da manhã e almoço.

Neste ano, a Procissão tem como ponto de partida a Matriz de Nossa Senhora da Conceição – uma homenagem aos 75 anos da presença dos Frades Franciscanos em Mossoró.

A Procissão em honra à Padroeira da Diocese, marca o encerramento de um intenso trabalho missionário, com forte participação popular, que envolveu mais de 600 voluntários sob a coordenação do Vigário-Geral e Pároco da Catedral, Pe. Flávio Augusto. Foram realizadas inúmeras visitas, peregrinações, eventos sociais, celebrações e testemunhos de fé.

Neste ano, o percurso da procissão seguirá pelos bairros Alto da Conceição, Boa Vista, Doze Anos e Centro, percorrendo um total de 3,8 km, seguindo pelas vias: Avenida Alberto Maranhão, Rua Coelho Neto, Rua Francisco Solon, Rua Felipe Camarão, Rua Benjamin Constant, Avenida Augusto Severo, Rua Idalino de Oliveira.

A comissão da Festa alerta aos pais que tenham cuidado com as crianças para evitar que elas se percam. O encerramento da festa contará com Benção do Santíssimo, discurso de autoridades da Igreja e descerramento das bandeiras. Ainda haverá o sorteio da rifa da Festa.

Gilberto de Sousa
– da Redação

Comentários

comentário(s)

Sistema Rede News 360 de Comunicação - Mossoró/RN

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais em Cidade

Subir