Redes Sociais

REDE NEWS 360

Sucessão agita bastidores da UERN

Circulando em OFF

Sucessão agita bastidores da UERN

UERN Mossoró (foto: Caio Vale)

Telma Gurgel, Raquel Rosado Morais e David Leite, todos professores com título de Doutor, partem em linhas antagônicas na corrida sucessória pela Reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Por sinal, os bastidores estão fervilhando na ocupação de espaços entre os segmentos que compõe a base da instituição.

Os grupos se articulam e conversam inclusive entre si, não estando descartada ainda a possibilidade de composição. Há muita conversa agendada para os alpendres litorâneos de Tibau a Pipa, principalmente quando fevereiro chegar a espera do desfecho com as águas de março, já que a eleição ocorrerá em 22 de março.

O nome da professora Telma Gurgel nasce nos movimentos sociais e sindicais, enquanto Raquel Morais, é nome lançado pelo atual reitor Pedro Fernandes, certamente que, além das qualidades profissionais de Raquel, uma forma de se contrapor ao discurso efervescente de Telma Gurgel.

Mesmo com possibilidade de entrar no páreo, Pedro Fernandes decidiu que vai concluir seu mandato e daí, a preferência por lançar Raquel. Tenta, então, aglutinar forças situacionistas em torno desse nome, mas deverá perder o respaldo do ex-reitor Milton Marques de Medeiros, que mostra tendência de apoiar o professor-doutor David Leite, devido a maior afinidade e o conhecimento maior sobre o perfil de David, bem como sua condição de administrador.

David tem respaldo de um grupo docente, que começa a se reunir semanalmente no sentido de realçar seu nome.

Mas enquanto se pavimenta o caminho sucessório, em algum trecho ainda pode surgir um quarto nome: O economista Emanuel Márcio faz consultas discretas e tem recebido estímulo. Mas há quem diga que ele pode inclusive entrar numa composição e sair candidato a vice-reitor.

O certo é que a Comissão Eleitoral já foi instalada no último dia 4 de janeiro e as campanhas se ainda não estão nas ruas, estão circulando em gabinetes, escritórios e corredores. Avante!

NOVOS PROJETOS

Quem pensar que o ex-prefeito Francisco José Júnior(PSD) vai ficar quieto está muito enganado, Depois de deixar a prefeitura e tentar sem sucesso se inserir na Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte, ele certamente deverá aprontar mais uma. O lance é não sair do furdunço. Anote aí.

VEÍCULOS RECUPERADOS

A polícia recuperou ao longo de 2016, mais de quatrocentos veículos roubados ou furtados na região de Mossoró, entre carros e motocicletas. Que há um grande esforço, isso ninguém pode negar. Avante!

PIZZA

A propósito, a modalidade de assalto que mais cresce em Mossoró se realciona com o fato de os assaltantes seguirem em automóveis, os entregadores de pizzas. Eles aproveitam quando a pessoa que solicitou o lanche abre a porta para fazer a abordagem. Já houve casos em que fizeram uma verdadeira faxina em residências. Portanto, todo cuidado é pouco.

EM ALTA

O desembargador Expedito Ferreira de Souza chega ao comando do Poder Judiciário do Rio Grande do Norte, para conduzir a Corte no período 2017-2018. Ele foi escolhido pelos pares da Corte Estadual de Justiça em votação realizada na sessão do Pleno em 24 de outubro de 2015, tendo como vice-presidente o desembargador Gilson Barbosa. Doutor Expedito está na Magistratura há 36 anos. Avante e sucesso!

PARA REFLETIR

“Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro”, já dizia Clarice Lispector.

AREIA BRANCA

A prefeita de Areia Branca, Iraneide Rebouças, começa a direcionar ações para as regiões praianas, população que andou esquecida. Iraneide está cheia de vontade para imprimir seu estilo de guerreira. É isso aí.

PRESENÇA

Quem está por essas bandas é o deputado Rogério Marinho, comandando do PSDB, que começa a ajustar o partido dos tucanos na região, com vistas ao próximo pleito estadual. É provável que o ex-candidato a prefeito de Mossoró, Tião Couto, entra na disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados, dentro da previsão dos tucanos de chegarem com duas cadeiras na alta Câmara. É aguardar desdobramentos.

MUDANÇA DE CONCEITO

De alcaguete a dedo-duro nos sentidos pejorativos e repugnantes literalmente desse contexto, o delator passou a ser pop, bacana, elogiável. E até muito bem premiado. É osso.

DELAÇÕES

Pois é após terminar o recesso do Poder Judiciário, novas delações, certamente as mais pesadas, deverão balançar o Congresso, o lavar, nessa famosa lava jato. Mas eu ainda aposto que as bombas não valerão um traque. Anote aí.

RELAX – “Vamos precisar de todo mundo/Pra banir do mundo a opressão/Para construir a vida nova/Vamos precisar de muito amor…” BETO GUEDES

Por: Gilberto de Sousa
Coluna: Circulando em Off

Comentários

comentário(s)

Jornalista há 30 anos, tendo atuado nos jornais A República, Diário de Natal/O POTI, O Mossoroense, Revista Spaço, Revista De Fato Nordeste e fundador dos jornais Oeste Independente, Jornal de Mossoró, Jornal Metropolitano, em parceria com Roberto Costa Lima, jornal Página Certa, entre outras publicações; Foi Diretor de Redação do Jornal Gazeta do Oeste por mais de uma década. Escreveu os livros “Adffurn e seu tempo – vitórias e conquistas”, em parceria com o professor Lúcio Ney, e “Contos do Cotidiano”. No rádio, colaborou com as rádios Libertadora e Difusora. Atualmente é Diretor de Redação do Jornal News 360 e Apresentador do programa Jornal da Câmara, na TV Câmara/Mossoró.

Mais em Circulando em OFF

Subir