Redes Sociais

REDE NEWS 360

A violência do celular ao volante

Circulando em OFF

A violência do celular ao volante

O crescente número de acidentes no trânsito também se constitui em uma forma de violência que tem atingido mais do que nunca a população, tanto na cidade quanto na zona rural. E ações dos órgãos públicos como o endurecimento das leis do trânsito com maior ênfase na Lei Seca, sobre a mistura do volante com bebida alcoólica, as fiscalizações com a finalidade de inibir a imprudência e a imperícia entre outros fatores contidos no nosso Código, têm se tornado válido.

Uma preocupação a  mais dentro desse contexto tem sido o uso do telefone celular ao volante. As estatísticas negativas nesse sentido são assustadores e se ampliam em grande velocidade. O já considerado vício do celular prioriza a resposta rápida, mesmo que seja uma besteira besta, como diria o mestre Dorian Jorge Freire.

O uso em específico do Whatsapp que o diga. Quase todo mundo, por mais prudente e esclarecido que pense ser ao volante, já se pegou tendo que usar o celular nessas ocasiões impróprias. Assim como muitos já escaparam de graves acidentes por mero zelo do destino. O pior, que assim possa se dizer, é que, quem se envolve em um acidente por conta do uso do celular, não pensa no mal que possa fazer ao próximo, que vem dirigindo direitinho e dentro do que permite as normas.

Muitas campanhas estão sendo lançadas no País afora com alertas e procurando conscientizar os motoristas.

Já passa da hora de aderirmos a esse conceito de dirigir com responsabilidade. Tantos já são os perigos que enfrentamos no trânsito por falta de atenção e evitar o uso do celular ao volante, é certamente uma forma de salvarmos muitas vidas, inclusive as nossas. Pense nisso então.

CONSTRUÇÃO

Falar nisso, o  Sindicato da Indústria da Construção Civil de Mossoró (SINDUSCON)  adotou  proibição do uso do celular nos canteiros de obras da cidade.  O fato é que a atenção entre o aparelho e qualquer outra atividade que exija atenção é um risco. Segundo o Sinduscom, a iniciativa, que tem o apoio da procuradoria do trabalho, e é pioneira no Nordeste e o objetivo maior é a segurança dos colaboradores.

RESTRIÇÃO

Segundo o presidente do SINDUSCON Mossoró, engenheiro Sérgio Freire, o uso do celular e aparelhos similares como tablets e tocadores de MP3, estava colocando em risco a vida dos colaboradores, motivo pelo qual a restrição foi determinada em convenção.  Tá certo.

 DESTAQUE

Veio através de um pronunciamento do vereador Professor Francisco Carlos (PP) a ótima informação sobre a alta posição dos alunos do curso de Direito da Universidade Federal do Semiárido (UFERSA). Eles obtiveram nota máxima no exame do Ensino Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). “Todos os 29 alunos do curso de Direito da UFERSA obtiveram nota máxima. São jovens como esses que deveriam ser enaltecidos na nossa sociedade. São esses jovens que são referência.”, declarou durante o debate na Câmara Municipal ontem, quando o foco era a violência em Mossoró. É isso aí.

PALANQUE

No primeiro depoimento do ex-presidente Lula como réu, na 10ª Vara da Justiça Federal, em Brasília, acusado de tentar atrapalhar a Operação Lava-Jato, ele acabou sendo beneficiado com o palanque. Relembrou feito dos seus governos e ganhou espaço para falar ao povo, não à Justiça. É invocado, como diria o folclórico Manoel Ladeira.

AMPLIAÇÃO

Estou convencido que se continuar assim, em cada depoimento ele sobe ainda mais nas pesquisas.

PETRAS

Mais do que um vereador antenado, mesmo no seu primeiro mandato, Petras Vinícius está fazendo direitinho o dever de casa. Não perde tempo em fazer enaltecer a ex-prefeita e amiga Claudia Regina, durante seu curto período a rente da Prefeitura. Quer dizer, o lance e manter a luz acesa. Está correto.

PARA REFLETIR

“Otimismo é esperar pelo melhor. Confiança é saber lidar com o pior”, já dizia Roberto Simonsen.

AO LONGE

Apesar de ter colaborado decisivamente para consolidar a vitória da prefeita de Baraúna, Lúcia Nascimento(PR), o ex-prefeito e empresário  Isoares Martins, também do PR, tem preferido ficar distante da administração, sob o comando da mulher do amigo e também ex-prefeito Aldivon Nascimento. Isoares discorda de determinados pontos da gestão e por isso resolveu adotar essa posição. Nem equidistante.

QUINTA JURÍDICA

A edição de março da Quinta Jurídica, que acontecerá no próximo dia 23, trará para temática um resgate histórico dos 50 anos da Justiça Federal no Rio Grande do Norte, mas também o contexto dos desafios do ingresso e da carreira do Juiz Federal. O evento terá como tema “50 anos da Justiça Federal no RN”. O Juiz Federal Ivan Lira de Carvalho falará sobre as instalações da Justiça Federal no Estado. Já o magistrado do Judiciário Federal de Alagoas Márcio André Lopes, coordenador científico do site Dizer o Direito, falará sobre os desafios do ingresso e da carreira de Juiz Federal. A magistrada Luíza Dantas Carvalho Lopes, que atua na JFPB, abordará as questões atuais e distintivas da competência da Justiça Federal.

EM TEMPO

As inscrições para o evento são gratuitas e estão abertas no site www.jfrn.jus.br .  A efetivação da inscrição acontece com a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis, a serem entregues no dia do evento.

A QUEM INTERESSAR POSSA

“Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”.

COMUNICAÇÃO

A jornalista e publicitária, Nicole Abreu, começa a imprimir sua marca na assessoria de comunicação da Câmara Municipal. Avante!

RELAX – “Deixa chover/Deixa a chuva molhar/Dentro do peito/Tem um fogo ardendo/Que nunca vai se apagar…”  GUILHERME ARANTES

Comentários

comentário(s)

Jornalista há 30 anos, tendo atuado nos jornais A República, Diário de Natal/O POTI, O Mossoroense, Revista Spaço, Revista De Fato Nordeste e fundador dos jornais Oeste Independente, Jornal de Mossoró, Jornal Metropolitano, em parceria com Roberto Costa Lima, jornal Página Certa, entre outras publicações; Foi Diretor de Redação do Jornal Gazeta do Oeste por mais de uma década. Escreveu os livros “Adffurn e seu tempo – vitórias e conquistas”, em parceria com o professor Lúcio Ney, e “Contos do Cotidiano”. No rádio, colaborou com as rádios Libertadora e Difusora. Atualmente é Diretor de Redação do Jornal News 360 e Apresentador do programa Jornal da Câmara, na TV Câmara/Mossoró.

Mais em Circulando em OFF

Subir