Redes Sociais

Mossoró no mapa do turismo brasileiro

Turismo É Desenvolvimento

Mossoró no mapa do turismo brasileiro

Mais uma importante ação envolvendo a atividade do Turismo ocorreu na manhã desta quarta-feira, 19/04, em Mossoró. A SETUR – Secretaria de Turismo do Estado, na condição de órgão interlocutor do Ministério do Turismo, reuniu no escritório Regional Oeste do SEBRAE/RN, Secretários municipais das cidades que compõem o Polo de Desenvolvimento do Turismo Costa Branca, para, através de uma oficina, elaborar a nova composição do Mapa do Turismo Brasileiro.

Secretarios municipais do turismo do Polo Costa Branca se reuniram em Mossoró

O Mapa do Turismo Brasileiro é atualmente formado por 2.175 municípios agrupados em 291 regiões turísticas nas 27 unidades da Federação. No Rio Grande do Norte os municípios que integram os 5 (cinco) polos: Costa das Dunas, Costa Branca, Serrano, Agreste-Trairi e Seridó, passarão por uma atualização, cujo objetivo é verificar o processo evolutivo e de amadurecimento que se encontram cada município que fazem parte do Mapa.

Mossoró, que possui categoria “B” entre municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro, que são qualificados entre as categorias “A” a “E”, e que esteve representada na reunião pelo Secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo Lahyre Neto e pela Gerente do Turismo Milene Moreira, atualizou todas as informações solicitadas pelo Ministério do Turismo, estando apta a pleitear investimentos financeiros para as diversas áreas de desenvolvimento, além de novamente fazer parte do Mapa.

Coordenadora do programa Nacional de Regionalização do Turismo, Carmen Vera, conduziu a oficina em Mossoró.

Sem estar participativa e inserida neste contexto, a cidade, por exemplo, não poderia pleitear recursos ocorridos recentemente para o Mossoró Cidade Junina e para a Arena Cultural, projeto cadastrados através do sistema de convênios (SICONV) do Governo Federal.

Participaram da Oficina, secretários municipais de Turismo dos municípios de: Areia Branca, Assú, Baraúna, Carnaubais, Galinhos, Guamaré, Itajá, Macau, Mossoró, Porto do Mangue, São Rafael e Tibau. Originalmente com 10 (dez) municípios, o Polo Costa Branca passa a ter nova configuração com a integração dos municípios de Assú, Baraúna, Carnaubais e Itajá.

Com as ausências na reunião de Grossos e Serra do Mel, que em razão disso não fazem mais parte do Polo, ficando assim impossibilitados de pleitear recursos oriundos do Governo Federal por 2 (dois) anos, o Polo passa a ter 12 (doze) municípios.

Além de secretários municipais, participaram também da oficina representantes da UNP, ACIM, MC&VB, IFRN, SENAC, BNB, EMPROTUR e SEBRAE/RN.

O evento foi conduzido pela Coordenadora do Programa de Regionalização do Turismo pela Secretaria de Estado do Turismo, Carmem Vera.

Comentários

comentário(s)

Oberi Penha é Consultor de Turismo, qualificado pela Organização Mundial do Turismo. Integra o Grupo Gestor do Turismo e exerce as funções de Secretário Executivo da Câmara Setorial do Turismo, do Conselho Municipal de Turismo de Mossoró e do Mossoró Convention & Visitors Bureau.

Mais em Turismo É Desenvolvimento

Subir