Redes Sociais

REDE NEWS 360

Prefeita em exercício, Nayara Gadelha destaca ações em sintonia com Rosalba e equipe

Entrevista

Prefeita em exercício, Nayara Gadelha destaca ações em sintonia com Rosalba e equipe

A odontóloga Nayara Gadelha, 27 anos, vice-prefeita de Mossoró, se constitui na prefeita mais jovem a assumir o comando da Prefeitura local. Com uma viajem administrativa da prefeita Rosalba Ciarlini a Brasília, Nayara assumiu a gestão durante uma semana e está garantindo que os serviços básicos, principalmente, sejam mantidos e, ao lado da equipe que ela destaca, tem procurado avançar em outras questões de interesse do município. Nesta entrevista, ela fala dessas ações, enfatiza a sensação de estar prefeita e destaca o trabalho em favor da juventude. Confira:

ENTREVISTA CONCEDIDA AO JORNALISTA GILBERTO DE SOUSA

REDE NEWS 360 – Prefeita, qual é a sensação, como é que a senhora se sente em ter assumido pela primeira vez uma prefeitura tão importante como a de Mossoró?

NAYARA GADELHAÉ uma responsabilidade muito grande e muito me honra essa oportunidade que a prefeita me dá. Por eu ser a vice-prefeita, sua representante legal, é natural que ela sempre que precise, possa contar comigo. E, quem conhece a prefeita sabe que isso é praxe. Nas outras gestões ela sempre deu oportunidade para o vice interagir e fazer esse trabalho a quatro mãos. E era isso que a gente vinha falando desde a época da campanha. Somos uma equipe, um time que tenta colocar Mossoró de novo nos trilhos do desenvolvimento. Então a prefeita vai a Brasília e eu continuo aqui com toda equipe, as ações permanecem em andamento com seus resultados e resposta à população. O mais importante neste momento é manter os serviços básicos que possam atender as demandas da população.

RN – Quando a senhora foi inserida na chapa que concorreu às eleições, a sua presença levou também em consideração o foco da juventude. Já existem ações que possam contemplar essa parcela da sociedade?

NGJá sim. Tanto é que antes de a gente tomar posse, fomos a Brasília, em novembro, ainda no período de apresentação de emendas pelos parlamentares, e eu fiz uma visita à Secretaria da Juventude. Lá eu conheci um projeto que estava se iniciando, o Identidade Jovem, ou o ID-Jovem, e logo vi a oportunidade de incluir Mossoró. E assim está acontecendo. A gente já começa a encampar esse programa. Hoje, por exemplo, aconteceu uma reunião com a secretária de educação, Magali Delfino, com a secretária da ação social, Lorena Ciarlini e o gerente geral da Caixa Econômica Federal em Mossoró, Julierme Torres, quando já iniciamos os preparativos para por em prática o estatuto da Juventude. E como seria isso? Essa Identidade Jovem nada mais é do que a garantia de benefícios para nossa juventude, como a meia entrada nos eventos culturais, passagens interestaduais sendo duas totalmente gratuitas e outras duas com 50%. Beneficio destinado ao jovem de baixa renda, de 15 a 29 anos, e que cumpra com os requisitos do programa, será concedida a garantia de que seus direitos sejam realmente cumpridos. Nesse sentido, Mossoró realmente vai encampar esse programa sendo um município pioneiro.

RN – Nessa questão da violência, por exemplo, a juventude está sempre muito vulnerável. Através desse programa há um link às políticas públicas voltadas exatamente pra melhoraria da realidade do jovem mossoroense?

NGO programa pode ser uma porta de entrada pra esse jovem que ainda não está cadastrado em nenhum programa social, estimulando-o a procurar o nosso plantão social para se cadastrar, em virtude desses benefícios. Quando tivermos o aumento no número de jovens cadastrados, teremos informações palpáveis para trabalharmos ainda melhor novos projetos. A violência é multifatorial. E educação tem que ser a base.

RN – Em relação à saúde em si, como é que a senhora está conduzindo essa questão, nas UPAs onde está havendo muita reclamação, o que é natural levando em consideração que a crise alcança todo o País. Mas quais as recomendações da prefeita Rosalba Ciarlini sobre essas demandas?

NGA equipe de saúde, capitaneada pelo nosso secretário Benjamim Bento, sempre nos mantêm atualizadas, além do que, fazemos visitas regulares à comunidade e aos nossos equipamentos de saúde. É muito importante esse trabalho in loco, dentro das UBSs, tendo o contato corpo-a-corpo porque a população vem pedindo essas melhorias. Um ponto que merece ser destacado é que a gestão de Rosalba e Nayara está com os salários em dia e avançando com os pagamentos atrasados deixados pela gestão passada. Já conseguimos quitar novembro e estamos com 64% da folha de dezembro colocados em dia. Na situação de crise que vivemos hoje, em todo o País, honrar a folha dentro do mês e também colocar o que a gestão passada deixou atrasado, acho isso um ganho. É bom lembrar que estamos a pouco mais de 100 dias de gestão, mas, devagar, matando um leão por dia, vamos avançando e trabalhando incansavelmente pela população.

RN – A prefeita Rosalba Ciarlini está em Brasília buscando recursos. Ela deixou claro que vai haver outras oportunidades em que a senhora vai assumir para que ela possa cumprir suas agendas administrativas em Brasília. Como é que tem sido essa sintonia?

NGA sintonia é diária. Participo rotineiramente de reuniões com nosso secretariado, independente de hoje está ocupando o cargo de Prefeita. Sou mais um membro dessa gestão, que busca somar e encontrar soluções. Estamos diariamente conversando, discutindo a melhor forma de implantar ações que venham beneficiar o nosso povo.

RN – O Mossoró Cidade Junina é um projeto que move a economia através do turismo e da cultura. Qual é a expectativa para este ano, já que a prefeita está em Brasília captando apoio para esse importante evento?

NGNosso Mossoró Cidade Junina será bastante cultural, vai valorizar o artista local e principalmente as nossas tradições culturais. Tenho certeza que o turista irá se encantar com o evento. Vamos retomar aquele Mossoró Cidade Junina cultural, claro que conscientes das nossas limitações financeiras. Além de valorizar o artista da terra, resgataremos as nossas raízes. Temos sempre que ter o cuidado de projetar o evento para o futuro, independentemente de quem sejam os futuros gestores. O Mossoró Cidade Junina é um patrimônio do mossoroense.

RN – Como a senhora se sente hoje em ter aceitado o desafio de ser vice-prefeita de Mossoró. Era do jeito que a senhora pensava?

NGAs dificuldades existem para serem superadas. Claro que não imaginava que o desafio era tamanho. Agora, começamos a entender que as coisas não são no nosso tempo e vamos tentando superar esses obstáculos, com organização e planejamento. Disposição e vontade não me faltam. Vivencio diariamente, junto com toda a equipe, uma administração consciente e responsável.

RN – A senhora tem realizado visitas à população. E o povo tem assimilado o esforço que a gestão Rosalba/Nayara vem desenvolvendo?

NGEu acredito que sim. Muitos já conseguem ver uma iluminação pública que não existia. Melhoria na atenção básica de saúde (destacando a liberação da compra de insulina, em falta desde novembro de 2016); redução em mais de 90% nos casos de dengue; recuperação da nossa malha viária; volta da merenda e transporte escolar. Eu acredito que a população tem entendido o nosso esforço, pelo caos que recebemos a Prefeitura. Somos conscientes de que muitos obstáculos podem surgir, no entanto, contamos com uma equipe bastante competente e comprometida para que possamos superar a cada dia esses desafios.

RN – Qual a mensagem final que Nayara daria à população mossoroense?

NGNesse momento é importante que a população tenha paciência e consciência do trabalho que estamos tendo, em renovar a autoestima do mossoroense. Estamos juntos para mostrar que os desafios existem para ser superados e que vamos conseguir sim, crescer e avançar. É com esse pensamento e vontade, que sigo nesse desafio, tirando lições diariamente nessa missão que me foi dada.

Imagens: Wilson Moreno

Comentários

comentário(s)

Sistema Rede News 360 de Comunicação – Mossoró/RN

Mais em Entrevista

Subir