Redes Sociais

REDE NEWS 360

Nosso país pode muito mais

Lampejos

Nosso país pode muito mais

Lendo artigo na área de gestão de empresas do professor Stephen Kanitz, deparo-me com um conceito interessante, rentabilidade da empresa brasileira, onde apresenta gráfico que demonstra uma curva descendente e perigosa no que concerne ao futuro da nossa nação. Números coletados desde o ano de 1974 expõe o país a uma séria crise de inovação em seus parques industriais, limitação das capacidades produtivas recebendo interferências também da baixa qualificação da mão de obra disponível. Redução histórica da eficiência, o que reflete de forma direta na qualidade, quantidade do produto/serviço e no tempo de atendimento ao consumidor. Resultados pífios dessas variáveis nas empresas do país, reduz a capacidade de crescimento e elevação do nível de vida de sua população. Quando se cita EMPRESA não nos prendamos a pensar somente em grandes corporações, com um nível de faturamento já passando dos seis zeros, ou mesmo com aquelas com grande de níveis de negociações nas bolsas de valores.

É verdade que essas corporações representam um grande impulso na economia de qualquer país, mas imagine a Unilever funcionando sem o mercadinho da esquina dos milhares de bairros que temos no estado do Rio Grande do Norte, e das dezenas de outros estados, por exemplo. Ou mesmo a JBS vendendo sem os hiper e supermercados que temos nas médias e grandes cidades brasileiras. Isso mesmo, quando vi o conceito de rentabilidade da empresa brasileira, pensei de imediato nas micro, pequenas e médias empresas. Essas que o cidadão comum tem fácil acesso e que na verdade faz parte do nosso cotidiano. Assim, levantei algumas questões aos donos desses empreendimentos que necessitam de reflexão: Qual nível de inovação está sendo trabalhado e implantado na sua empresa? (micro, pequena e média). Quais parâmetros são utilizados na mensuração da eficiência de seus negócios que não andam lá essas coisas? Quais métodos você utiliza para aferir a qualidade do seu produto ou serviço? Quanto ao tempo de espera do seu cliente, você se sentiria satisfeito caso tivesse que aguardar o mesmo que ele?

São questões que devem ser respondidas e claro, sucedidas de ações de melhoria. Isso é que fará com que qualquer empresa cresça, se estabeleça e prevaleça em seu segmento, seja ela micro, pequena, média ou grande. Esteja instalada em Londres, em São Paulo, Natal, Assú, Mossoró…em qualquer local. Lá os conceitos de Inovação, Eficiência e Qualidade são exatamente os mesmos, o que o faz ser ainda mais responsável pela melhoria dos resultados do seu negócio. Comece agora, nosso país é você, os frutos chegarão com certeza. Bons negócios!

REFLITA

”O perfeito valor consiste em fazer, sem testemunhas, o que se faria diante de todo mundo. ” – François de La Rochefocauld (Autor clássico francês)

JOÃO MIGUEL – 14/02/2017

Após período puerperal e ainda tendo que adaptar minha agenda à do pequeno que me veio como benção, chegando agora ao quarto mês, estou muito feliz por poder retornar aos lampejos aqui nesse espaço. Claro que não vivi propriamente a puérpera, mas de forma paralela acompanhei e apoiei a mãe de primeira viagem durante todo esse período. Foram noites acordado, agendas canceladas em cima da hora, mudança total no ritmo normal do então cotidiano. Menos lampejos é verdade, mas valeu a pena. Começaram as lindas risadinhas por conta de uma “careta” qualquer, a segurança que percebo todas as vezes que encosta em meu peito para dormir o seu tranquilizante soninho, a saudade que me bate o dia inteiro. Um amor que cresce a cada dia, um presente de Deus que veio pra dar um novo rumo a minha vida, na hora certa. A Glória é de Deus!

CORRUPÇÃO²

Projeto de lei 2760/2015 aprovado em Brasília na última quarta-feira (7) de autoria do deputado federal Beto Rosado, viabiliza a criação de uma conta específica no SUS pelo governo federal e prever o retorno de valores desviados em esquemas de corrupção diretamente na aplicação de ações para melhoria do sistema público de saúde. Um projeto que realmente poderá trazer avanços na nossa saúde pública, mas que na opinião deste humilde escrevinhador de lampejos, faltou inserir na lei algum dispositivo mais eficiente para monitorar criteriosamente a forma como esses milhões serão gastos, do contrário corremos um enorme risco de termos nas várias cidades do país um fenômeno autêntico e ainda não visto por aqui, CORRUPÇÃO², pois muitos dos que terão a caneta na mão e alçada pra gastar, foram os mesmos que desviaram e agora receberão novamente o mesmo dinheiro que desviado foi pra novamente gastar. Sabe-se lá como!

SALVEM O DIREITO

Os tribunais do nosso país a cada dia nos envergonham internacionalmente. Crimes que até um estudante amador do direito como eu consegue perceber, são esmiuçados de forma parcial e desnecessariamente em tempo real ao mundo. É humilhante a um país, uma exposição de horas e horas de castigo injusto ao Direito e seu arcabouço de jurisprudências, o rebaixando a quase nada e fazendo com que os grandes estudiosos e apaixonados pelas leis sintam-se envergonhados em agora defender suas bases e seu rigor imparcial. O Direito não é isso que os tribunais têm tratado em suas demoradas reuniões, é algo muito mais sublime. Salvem do Direito!

PARABÉNS

No último mês de maio e agora no festivo mês junino ocorreram e ocorrerão aniversários de algumas pessoas que não gostaria de deixar passar sem citar nos nossos lampejos. Dia 28 de maio eu nasci, no dia 31 foi minha filha Bárbara Sousa. Também no mês de maio nasceram meu irmão Abraão (10), minha sobrinha Letícia (28) e meu amigo Ivan Júnior (30). No mês de junho nasceram meu filho João Victor (27), minhas amigas Carla Roberta Morais (9) e Vivian Andrade (8). Felicidade a nós. Muita paz, saúde e sucesso a todos os que em maio e junho comemoram os seus natalícios. Feliz aniversário!

PALAVRA SAGRADA

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. (2 Timóteo 3:16-17)

Comentários

comentário(s)

Mais em Lampejos

Subir