Redes Sociais

REDE NEWS 360

O RN precisa de outra Wilma

Josivan Barbosa

O RN precisa de outra Wilma

A ex-governador Wilma de Faria prestou um grande serviço à educação pública do nosso RN, especialmente, na educação superior.

No dia 14 de janeiro de 2005, o então Ministro da Casa Civil que estava no cargo em substituição ao titular, José Dirceu, reprovou o projeto de transformação da ESAM em UFERSA e mandou arquivar no despacho.

Soube da péssima notícia no veraneio em Tibau e liguei imediatamente para a Governadora Wilma.

Expliquei o ocorrido e ela imediatamente pediu para que eu fosse à Governadoria.

No dia seguinte, compareci e já tinha uma autorização dela para que eu entrasse por um acesso diferenciado. Logo ela ligou para o Ministro titular que estava de férias em Cuba.

O ministro disse para Wilma que quando retornasse faria uma reavaliação do projeto.

Na semana seguinte voltei à Governadoria.

Novamente a Governadora falou com o ministro. Ele disse que estava devolvendo o projeto para o MEC para que a ESAM/MEC/MPOG fizessem uma nova exposição de motivos e enviasse o mais breve para a Casa Civil.

Assim fizemos e o Ministro aprovou o projeto e encaminhou para o Congresso.

No Congresso encontramos três abnegados: Betinho Rosado, Sandra Rosado e Fátima Bezerra.

Sempre que havia qualquer dificuldade na tramitação do projeto a Governadora Wilma de Faria esteva à disposição.

Comentários

comentário(s)

Graduado em Agronomia, Mestre em Ciências dos Alimentos e Doutor em Ciências dos Alimentos. Foi Coordenador do Programa de Pós-graduação em Agronomia Fitotecnia (1997 a 1998) e Coordenador de Pesquisa e Pós-graduação da ESAM (1998 2003). Foi Diretor da ESAM no período de Fevereiro de 2004 a Agosto de 2005. Conduziu o processo de transformação da ESAM em Universidade Federal. Foi Nomeado Reitor pro tempore da UFERSA a partir da sua criação em 1º. de Agosto de 2005. Foi membro do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (CONECIT) e do Conselho Técnico-Científico da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (EMPARN). Foi Presidente do Conselho de Desenvolvimento das Instituições Federais de Ensino Superior Isoladas e em Desenvolvimento (CODESFE) e atuou como membro externo no processo de seleção do Chefe Geral da Embrapa Agroindústria Tropical em janeiro de 2008. Foi nomeado pelo então Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva e pelo Ministro da Educação Fernando Haddad, como primeiro Reitor da UFERSA em 31 de julho de 2008. Em 2015, foi Secretário de Planejamento do Município de Mossoró/RN. É professor Titular do Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais da UFERSA.

Mais em Josivan Barbosa

Subir