Redes Sociais

REDE NEWS 360

Convention Bureau reúne diretoria em assembleia, no Sebrae Mossoró

Turismo É Desenvolvimento

Convention Bureau reúne diretoria em assembleia, no Sebrae Mossoró

Diretores do Mossoró Convention & Visitors Bureau (MC&VB) se reuniram na noite desta quinta-feira, 26/10, na sede do escritório regional do SEBRAE em Mossoró, através de uma Assembleia Geral Extraordinária convocada pelo presidente da entidade Rutilo Coelho. O objetivo da reunião foi a de dar início à deflagração de ações direcionadas à uma nova fase do processo de consolidação da Rota das Falésias em solo potiguar.

O MC&VB deverá desempenhar, como entidade representativa do trade turístico de Mossoró e Região, o papel de liderar o processo para aglutinar o setor privado, as entidades de classes e as prefeituras do Rio Grande do Norte que compõem a rota, em torno de mais uma etapa do processo: DIVULGAÇÃO DA ROTA.

Originalmente iniciada no Estado do Ceara, mais precisamente no litoral da Costa Leste Cearense, a Rota das Falésias chega à fase de publicidade e divulgação do destino.

Os associados do Convention, deliberaram sobre a necessidade de cooptar recursos para produção e veiculação do site da Rota, bem como, de mobilizar os empresários do setor e as entidades de classes, para viabilizar meios econômicos e financeiros para participação efetiva em eventos e feiras de Turismo, regionais, nacionais e até no exterior, programadas para 2018.

Além disso, chegou-se ao consenso da necessidade da instituição juntar-se e ficar ainda mais próxima ao SEBRAE RN, que desde o início vem dando todo o suporte com recursos financeiros, e ações de cunho tecnológico, apoio logístico, capacitação empresarial, além consultorias pontuais, em razão da expertise que possui no setor do Turismo.

O Convention se proporá a ficar na linha de frente do processo atuando na busca de apoios financeiros que possam viabilizar a divulgação necessária da Rota, afim também de equivaler-se ao nível de atuação e do estágio que hoje possuem os empreendedores do Ceará, mais atuantes em feiras e eventos, e com uma maior consciência no que se refere, tanto ao envolvimento no processo, como quanto aos investimentos financeiros necessários para atrair turistas para o roteiro.

O processo do lado do RN ainda não atingiu o patamar das ações já ocorridas do lado do Ceará, devendo-se isso ao fato de todo esse processo ter sido iniciando recentemente.

Após um trabalho que reuniu 7 (sete) entidades de classes local, no dia 12 de dezembro de 2016, Mossoró pleiteou e foi inserida na Rota das Falésias, após avaliação das associações cearenses que gestam o processo, integrando assim o RN ao CE. Logo em seguida, vieram a reboque os municípios litorâneos de Tibau, Grossos, Areia Branca e Porto do Mangue, que já faziam parte do Polo Desenvolvimento de Turismo denominado de Costa Branca, cujas ações é tocada pela Secretaria de Estado do Turismo do RN e várias entidades reunidas através de um conselho.

Desde então, uma série de ações foram executadas, ocorrendo diversos Famtours, com operadoras e agentes de viagens da região Nordeste, Fampress com correspondentes de vários órgãos de imprensa especializada no assunto, participação em feiras de negócios, criação de roteiros interligados e ações de qualificações.

O Convention parte agora para disseminar junto aos empresários do trade, a necessidade de se unirem ainda mais fortemente em torno do projeto.

Uma das primeiras ações definidas será a de provocar, já na próxima semana, uma audiência com os prefeitos dos 5 (cinco) municípios do RN, inclusive Mossoró, que integram a Rota, para sensibiliza-los que está no fortalecimento da atividade turística o caminho para dar sustentabilidade econômica aos referidos municípios, até mesmo em substituição à desmobilização do setor petrolífero ocorrida recentemente e que trouxe sérios prejuízos à região, dependente dos royalties que proporcionava o “ouro negro”.

O acompanhamento ao processo do aeroporto Dix-sept Rosado, que vem avançando com a contratação de empresa especializada pelo Governo do Estado para liberação da pista e a consequente instalação de voos regulares, e o planejamento do Mossoró Cidade Junina 2018 estarão entre outras ações a serem executadas ainda este ano pelo Convention Bureau.

A reunião contou com a participação também do gerente do Escritório Regional do SEBRAE em Mossoró, João Vidal e o empresário Jorge Koch, representando o setor de gastronomia do Grupo de Trabalho da Rota das Falésias – RN.

Comentários

comentário(s)

Oberi Penha é Consultor de Turismo, qualificado pela Organização Mundial do Turismo. Integra o Grupo Gestor do Turismo e exerce as funções de Secretário Executivo da Câmara Setorial do Turismo, do Conselho Municipal de Turismo de Mossoró e do Mossoró Convention & Visitors Bureau.

Mais em Turismo É Desenvolvimento

Subir