Redes Sociais

REDE NEWS 360

RN em Tópicos

Assu, nau sem rumo

A administração do prefeito Gustavo Soares (PR) vem deixando a população do município de Assu bastante preocupada. No final de seu primeiro ano, essa nova gestão não conseguiu sequer finalizar alguma obra que foi deixada em andamento pelo governo anterior. Também não iniciou nenhum novo projeto. Nas últimas semanas, a classe dos servidores públicos, já legalmente efetivados em suas funções, vem sofrendo uma espécie de terrorismo. O Governo municipal anuncia o possível cancelamento de concursos públicos que foram realizados em gestões passadas. É profundamente lamentável o que se assiste acontecer num município que sempre se mostrou com uma base econômica consolidada.

GEORGE X IVAN

E enquanto tudo isso é tristemente presenciado na chamada ‘Terra dos Poetas’, a atividade eleitoral parece ser a única a se manter em alta. Pelo menos duas pré-candidaturas já se apresentam diante do eleitorado assuense para o pleito de 2018: O atual deputado estadual George Soares (PR), irmão do prefeito Gustavo Soares (PR), que tenta a reeleição e o ex-prefeito Ivan Júnior (PP) que almeja uma cadeira na Assembléia legislativa do RN.

CRIATURA X CRIADOR

O ex-prefeito e hoje secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), Ivan Júnior (PP), teve seu nome projetado na política pelo também ex-prefeito Ronaldo Soares, que vem a ser pai de George e de Gustavo Soares. Uma vez chegando a ser eleito prefeito, Ivan Júnior se desentendeu com Ronaldo Soares e até hoje permanecem em lados opostos.

PRIMEIRO E SEGUNDO ROUND

Na sua candidatura à reeleição de prefeito, Ivan Júnior enfrentou George Soares, lhe impondo uma fragorosa derrota nas urnas e se autenticando como uma nova liderança política na cidade e em todo o Vale do Açu. Ao fim do seu segundo mandato, em 2016, Ivan Júnior indicou o empresário Patrício para enfrentar Gustavo Soares e, perdeu as eleições. Observadores políticos locais vêem o cometimento de erro na estratégia do jovem gestor, que acabou derrotado.

TERCEIRO ROUND

Para o processo de 2018, já se aproximando, Cria (Ivan Júnior) e criador (Ronaldo Soares) voltam a se digladiar nas urnas. O ex-prefeito e secretário de estado, coloca seu nome na disputa por uma vaga de deputado estadual, igualmente ao que faz George Soares, que quer ser reeleito. Resta esperar para ver se a população do Vale do Açu encaminha os dois ao Palácio José Augusto ou se prevalece a vitória de um e a derrota de outro. A briga política será ferrenha.

SOUZA NETO

Recentemente entrevistado pelos jornalistas Gilberto de Sousa e Erinaldo Silva no programa “RN 360”, veiculado pela Rádio Rural de Mossoró, aos sábados, no horário das 11h ao meio dia, o deputado estadual Souza Neto, do PHS, detalhou as ações do seu mandato em defesa do RN, em especial da região Oeste potiguar. O parlamentar lembrou que pelo menos 4 deputados já fora eleitos simultaneamente pelo eleitorado mossoroense e de municípios circunvizinhos.

SOUZA NETO II

Eleito uma vez vereador, duas vezes vice-prefeito e mais duas como prefeito em Areia Branca, o deputado Souza conseguiu chegar à AL em 2014, galgado pelo trabalho que desenvolveu em seu município. Obteve o reconhecimento do eleitorado da salinésia e da circunvizinhança. Eleito pelo PHS, o jovem deputado teve projeto importante aprovado recentemente pelos seus pares. A criação da Região Metropolitana de Mossoró, formada por um total de 8 municípios.

SOUZA NETO III

Essa proposição de Souza Neto é por demais interessante. Que a região de Mossoró venha a ser fortalecida com o aumento do número de deputados. No entanto, que para isso eles não subam nos palanques com aquelas velhas promessas de construção de pontes, a reativação das operações da Petrobras ou outros projetos mirabolantes. O povo quer mais frentes de trabalho, mais empregos e isso somente com uma base parlamentar forte é possível de se reivindicar.

EXPECTATIVAS

É grande por parte da maioria dos gestores públicos municipais do RN, principalmente aqueles que até o fim da tarde desta segunda-feira, 18, ainda encontram dificuldades na aquisição de recursos para quitarem o pagamento do décimo terceiro salário e outros compromissos. É que o presidente Michel Temer, na quarta-feira da semana passada, prometeu liberar algo em torno de R$ 52 bilhões para ajudar a sanar problemas enfrentados por prefeituras de todo o país. Vamos torcer pela vinda dessa dinheirama.

UBIRACY PASCOAL

Na região do Médio-Oeste, partidos políticos tentam montar nominatas com relação a 2018. O vereador de 6 mandatos no município de Felipe Guerra, Ubiracy Pascoal (PR), percorre a região, dialoga sobre a importância de uma representatividade política perdida há quase 4 décadas, e externa sua intenção de disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa. Ele goza de excelente prestigio junto ao ex-deputado federal João Maia (PR), um dos grandes incentivadores desse projeto. Com o seu nome colocado na disputa, observa-se que mesmo sem ter o apoio dos líderes políticos de sua cidade, Ubiracy deverá ser o deputado estadual mais votado pelos felipenses e áreas circunvizinhas. É detentor de grandes serviços prestados como vereador. Poderá prevalecer a questão do bairrismo, mas isso é superável. Resta aguardar os desdobramentos.

Comentários

comentário(s)

Empresário da comunicação há mais de três décadas, presidente do sistema Rede News 360 de Comunicação.

Mais em RN em Tópicos

Subir