Redes Sociais

REDE NEWS 360

A tradição das festas juninas no interior potiguar

Cristina Rodrigues

A tradição das festas juninas no interior potiguar

Sobre as festividades juninas, toda região esse mês de junho e julho abraça turistas que vem para as festas oferecidas pelas cidades do interior, com apresentações de grandes nomes de bandas de músicas, quadrilhas estilizadas e comidas típicas, mas és a pergunta?

Essas festas trazem mesmo turistas? A cidade ganha ou perde? Alavancar o turismo de uma cidade é realmente fazer festas? Turismo passageiro é mesmo o melhor? A tradição é fazer grandes festas durante todo mês de junho e julho? Perguntas que não deixam calar…

Mas o que significa o dia de São João, o que é comemorado dia 24 de junho?

Segundo origem do dia, por ser o dia que é celebrado o nascimento de São João, considerado o Santo mais próximo a cristo, pois além de tudo Jesus foi batizado por João nas margens do rio Jordão. O São João é uma das principais figuras das festas juninas, o dia de São João também é marcado pela culinária, com comidas e doces típicos, existem vários pratos deliciosos que variam de acordo com a região brasileira para comemorar a festa.

Comemorar a tradição do São João antes de tudo é cultura, é necessário não permitir que venham acabar, faz parte da nossa vida e tradição do nordeste e de todo nordestino.

Sem sombra de dúvidas é muito importante para o povo um pouco de diversão e de alegria, e não só em um espaço de tempo pequeno que levam milhões dos cofres públicos da região e do estado, existem outras prioridades. O turista necessita também de segurança, e uma saúde de qualidade que possa atender na hora que por ventura precisar, cidades que deixam de fazer o básico para fazer trinta dias de festa numa economia precária e sem perspectivas de vida para seu povo, há prioridades? Mas cada um com sua opinião e estratégias de gastar o dinheiro que poderia servir para outros fins permanentes em uma cidade, como fábricas, saúde, educação, prevenção, Cultura do seu povo, artistas da terra, artesões, artes, bibliotecas públicas, teatros para abraçar seus artistas etc.

Arraiá Patu Dança

No último dia 09 de junho Patu completou dez anos de um arraiá que é tradição na cidade, “Arraiá Patu Dança”, uma festa que tem duração de trinta dias, com festejos juninos regional de quadrilhas juninas e comidas típicas. Fomos dar uma olhadinha e ver de perto essa tradição, a festa sem dúvida estava muito bonita, o povo atrás do trio na rua com desfile de carroças e o povo que assistia nas calçadas a passagem do cortejo. A animação ficou por conta do trio Zuêra e forro dos três, abertura que levou o povo a poucos minutos de festa, mas que houve diversão de boa parte da população.

Na oportunidade no mesmo dia 09/06/2018, prestigiamos a festa tradicional da família Moura na capela de santo Antônio no sitio morada nova no município de Patu, festa que é tradição passando de geração para geração aos familiares e amigos, em comemoração a capela de Santo Antônio, lugar de devoção dos moradores. Após a missa para os devotos, a animação ficou por conta do morador Gil Martins, que animou toda a noite com forró pé de serra,

Também na oportunidade sobre a locução de Zilklênio Azevedo, aconteceu o sorteio do balaio, leilão, para a criançada pescarias e pula-pula, e varias comidas típicas.

No Brasil o dia de Santo Antônio, que também faz parte das celebrações e festividades juninas, comemora-se dia 13 de junho por ser a data da sua morte, se torna conhecido pelo santo casamenteiro sendo a data especial dos namorados dia 12 de junho, santo conhecido como o mais popular do Brasil. De acordo com a crendice popular brasileira, neste dia as pessoas que desejam casar ou conseguir um namoro preparam simpatias para Santo Antônio.

Por falar em dia dos namorados fomos prestigiar o jantar no beco do amor, no dia doze de junho foi comemorado o dia dos namorados, aconteceu na cidade de Patu o primeiro jantar sofisticado para casais da cidade, uma comemoração fechada e de bom gosto, para poucas pessoas, um aconchego de uma noite tradicional que envolveu a arte, a cultura e uma gastronomia de ponta, a ornamentação e brilho ficou por conta do artista plástico Ricardo Veriano, a gastronomia deliciosa de Gabriela Marinho, o local oferecia música ao vivo ao som de Raniery Teixeira, Josimar e Josivam, artistas de Patu-RN.

Turismo de aventura

Martins domingo passado foi a cidade procurada por pilotos da região e de Patu, Apodi, José da penha e Lagoa Nova, no ultimo domingo dia dez o mirante do canto em Martins foi sala de teste em uma rampa que teria sido feita há muitos anos atrás para voos de asa delta, na decolagem dos pilotos bastante curiosos e turistas, foram feitos várias decolagens de pilotos mais experientes em voar em montanhas, mas que foram pegos de surpresa com o local do pouso que é de difícil acesso para pouso e resgate. Tendo em vista ser o único por se tratar de uma serra de mata fechada e desvalorização de térmicas no ar.

 

A rampa de Patu foi palco das travessias de aventura de Asa delta, essa semana foi passado no canal off as travessias de Asa Delta que decolaram também da rampa de Patu e percorreram o nordeste, foram vários pilotos dentre eles Beto Schmitz, Marcelo Abbott e Alipio Loyola, logo a pós as decolagens foi feita uma entrevista com Zé doido, o guardião da rampa e ajudante dos pilotos na rampa.

Voo da Azul

A cidade de Mossoró com a inauguração de uma das pontes para o desenvolvimento do turismo e economia da região está inaugurada. O aeroporto de Mossoró, que fez o seu primeiro voo comercial pelas linhas aéreas Azul, vindo de Recife pousou na cidade de Mossoró, um investimento de R$ 2 milhões na reforma e ampliação, que busca alavancar o turismo e a entrada de turistas na região dos polos potiguares buscando o crescimento e desenvolvimento econômico da região.

Veja mais fotos:

Comentários

comentário(s)

Cristina Rodrigues Ernesto é empresária, natural de Canguaretama/RN, graduada em Marketing pela UNP, atualmente cursa Letras-Libras pela Ufersa Caraúbas, é Diretora de Marketing na agência Yasmim Turismo Adventure, de Patu/RN - onde reside há mais de 30 anos - e gerente da loja de material de construção Yanny Shop (Patu/RN). Contatos: Whats (84) 99921-1911 ou 99652-2225

Mais em Cristina Rodrigues

Subir