Redes Sociais

REDE NEWS 360

Fim de contratos aprofunda carência de servidores na saúde em Mossoró

Mossoró

Fim de contratos aprofunda carência de servidores na saúde em Mossoró

O vereador Ozaniel Mesquita (PR) manifestou preocupação com término do contrato de trabalho de profissionais da saúde pública municipal, em discurso na Câmara de Mossoró, nesta terça-feira (5). Ele alertou que algumas unidades de saúde já sentem o agravamento da carência de servidores por causa da situação.

Esses profissionais, segundo o vereador, foram contratados em processo seletivo de 2016, prorrogado por mais um ano, mas cuja vigência está terminando. “A rede de saúde está perdendo aproximadamente dez dentistas, 15 médicos, um enfermeiro, 32 técnicos de enfermagem, entre outros”, advertiu.

Ozaniel Mesquita registrou que está sendo criada comissão para organizar novo processo seletivo, mas receia que sejam necessários, no mínimo, 30 dias para que os profissionais sejam regularizados e possam atuar. Como a essa situação era previsível, essa providência deveria ter sido antecipada, segundo ele.

“Enquanto isso, existe UBS (Unidade Básica de Saúde) sem técnico de enfermagem, faltando médico; o Samu está tendo dificuldade de fechar a escala do mês. E existe a preocupação com o Mossoró Cidade Junina, quando a demanda na rede de saúde aumenta”, alerta Ozaniel Mesquita.

Solidariedade

No mesmo pronunciamento, o parlamentar congratulou o servidor público municipal pela mobilização por seus direitos, e lamentou a categoria estar há mais de dois anos sem reajuste salarial. “A data base é maio, e até agora não tiveram o aumento que têm direito. Por isso, apoiou a paralisação”, registrou.

Meio ambiente

Por fim, Ozaniel Mesquita chamou atenção para a possibilidade de descarte irregular de resíduos de salões de beleza, como cabelos, indícios de produtos tóxicos e giletes, e alertou para possíveis danos ao meio ambiente. “Fui procurado para que exista o apoio desta casa para essa questão, que é grave”, pontuou.

Participações

Somaram-se ao pronunciamento de Ozaniel Mesquita, em apartes, os vereadores Rondinelli Carlos (PMN), que reforçou a preocupação com o desligamento de servidores da saúde, Raério Araújo (PRB) e Isolda Lula Dantas (PT), a qual também se solidarizou aos servidores públicos municipais.

Foto: Edilberto Barros

Comentários

comentário(s)

Sistema Rede News 360 de Comunicação - Mossoró/RN

Mais em Mossoró

Subir