Redes Sociais

REDE NEWS 360

Mossoroenses mantêm tradição da fogueira na véspera de Santo Antônio

Cultura

Mossoroenses mantêm tradição da fogueira na véspera de Santo Antônio

Muitos nordestinos ainda mantêm viva a tradição de fazer uma fogueira na véspera do dia de Santo Antônio. Em Mossoró essa tradição também continua acontecendo, nos mais variados bairros da cidade. Nessa época de fogueira os mossoroenses costumam reunir a família e celebrar com muita comida típica e músicas juninas um dos meses mais esperados do ano.

Nilson Freitas, morador do bairro Ilha de Santa Luzia, conta que aprendeu a seguir a tradição com seus pais, que já aprenderam com seus avós. “Antigamente a gente via todas as casas de da cidade fazendo as fogueiras. Era todo mundo animado, brincando, se divertindo, fazendo batizado de fogueira.”, relembrou Nilson, acrescentando ainda que ele faz todos os anos as três fogueiras do mês de junho e que certamente seus filhos vão continuar essa tradição.

O mês de junho também traz consigo muitas brincadeiras e simpatias. Dona Claudenice Alves aponta que durante sua juventude as mocinhas de sua idade faziam algumas simpatias para conseguirem namorados ou casamentos. “Colocávamos uma aliança na bacia em frente à fogueira para que Santo Antônio mostrasse um noivo ou um namorado para pessoa [risos]. Às vezes dava certo, mas nem sempre funcionava.”, comentou aos risos Dona Claudenice. Ela também afirmou que durante o mês junino sempre faz pamonha, milho assado e cozido, e canjica para reunir as famílias, ficando até tarde nas calçadas se divertindo e fazendo brincadeiras.

O jovem Pedro Manoel, sobrinho de Claudenice, aproveita com bastante intensidade o mês do São João para comer as comidas típicas e soltar bombas com os amigos da rua. “A gente se diverte muito brincando durante à noite”, destaca Pedro Manoel.

Fotos: Reprodução

Comentários

comentário(s)

Sistema Rede News 360 de Comunicação - Mossoró/RN

Mais em Cultura

Subir