Redes Sociais

REDE NEWS 360

Bolsonaro desautoriza informações sobre CPMF e Previdência

Política

Bolsonaro desautoriza informações sobre CPMF e Previdência

Da Redação

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) desautorizou “quaisquer informações prestadas junto à imprensa por qualquer grupo intitulado ‘equipe de Bolsonaro’ especulando sobre os mais variados assuntos, tais como CPMF, previdência, etc”. O comentário em seu perfil no Twitter foi feito após reportagem do O Globo especular que a equipe econômica de Bolsonaro pretenderia criar um imposto sobre movimentação financeira para custear a Previdência.

Durante a campanha eleitoral, declarações do futuro ministro da Economia Paulo Guedes, sobre reforma tributária, foram distorcidas pelo Jornal Folha de S. Paulo e geraram uma onda de fake news sobre recriação da CPMF. Na época, Bolsonaro refutou as especulações, que agora estão de volta ao noticiário brasileiro.

O jornal O Globo se “embasa” em declarações do economista Marcos Cintra, responsável pela área tributária na equipe de Paulo Guedes, para insistir que o futuro governo pretende criar um imposto semelhante ao da extinta CPMF. Segundo a reportagem, num primeiro momento a suposta  recriação da CPMF substituiria a contribuição previdenciária patronal e objetivaria arrecadar cerca de R$ 275 bilhões por ano, tributando operações como saques e transações bancárias, com uma alíquota de 0,4% a 0,45%.

Bolsonaro tem sido taxativo ao desqualificar toda e quaisquer distorção que venha ser feita pela grande mídia, sobre declarações de terceiros, ainda que estas venham de pessoas apontadas como membros do seu futuro governo. Desta forma, aquilo que não for externado, em caráter oficial, pelo próprio Bolsonaro, através dos seus perfis oficiais nas redes sociais, ou em entrevistas, não deve ser considerado fato concreto e, inicialmente, deve ser recebido como possível fake news.

*Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Comentários

comentário(s)

Sistema Rede News 360 de Comunicação - Mossoró/RN

Mais em Política

Subir