Redes Sociais

REDE NEWS 360

COMTUR avalia pesquisa sobre perfil dos passageiros do voo da Azul em Mossoró

Turismo

COMTUR avalia pesquisa sobre perfil dos passageiros do voo da Azul em Mossoró

Por Oberi Penha – da Redação

Em reunião ocorrida na manhã de hoje, 05/12, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SEDAT), convocada pelo Secretário da pasta e presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Lahyre Rosado Neto, foram apresentados aos 11 membros do referido colegiado, os dados da pesquisa realizada com o objetivo de traçar o perfil dos passageiros que utilizam o voo da Azul Linhas Aéreas, que opera desde de 13 de junho, com pousos e decolagens no Aeroporto Dix-Sept Rosado em Mossoró.

A pesquisa ocorreu de 06 a 23 de novembro último, pela SEDAT, sendo entrevistados 42% dos 1.920 passageiros que embarcaram e desembarcaram em Mossoró no referido período.

Dentre os dados, os números que são de interesse do setor turístico se apresentam alvissareiros, vez que dos 383 passageiros entrevistados que desembarcaram neste período no aeroporto em Mossoró, 55,87%, ou seja: cerca de 210 passageiros chegaram à nossa cidade com o propósito de lazer, sendo que a principal motivação de mais de 56% destes era visitar parentes e mais de 29% vieram conhecer o destino Mossoró.

Os números só comprovam a viabilidade do voo para fomento da atividade do Turismo, o que deve fazer com que a Azul Viagens, que já tem o RN como seu 2º destino mais visitado, e que já está divulgando as potencialidades de Mossoró e Região juntos às agências de viagens e operadoras de Turismo, bem como, em eventos por vários Estados do Sul e Sudeste, com a campanha denominada de “Tudo Começa Azul” deve intensificar esse trabalho que provavelmente culminará com os chamados voos charters ou voos fretados como também é conhecido, trazendo para a região turistas de várias partes do Brasil, o que esperamos seja o mais breve possível.

Cabe o registro que recentemente, mais precisamente durante o evento Fest bossa & Jazz ocorrido no último mês de agosto, 100 agentes de viagens oriundos de Recife/PE e Fortaleza/CE estiveram em Mossoró e região conferindo o grande potencial turístico existente por estas plagas, um sinal claro que tais dados estão sendo monitorados pelo braço turístico da Azul Linhas Aéreas.
Os dados completos da referida pesquisa deverão ser divulgados pela SEDAT, através dos canais apropriados da Prefeitura.

Embora a pesquisa tenha sido o tema principal da reunião, outros assuntos foram discutidos pelo Conselho, tais como a ótima notícia que envolve recursos oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento –BID, que visa viabilizar as operações de visitação às cavernas do parque Furna Feia, que tem tudo para se transformar em mais um atrativo único, que atrairá não só visitantes da região, mas também de todo o Brasil e do Exterior. A previsão é que em meados de 2019, as operações de visitações através de roteiros guiados, já ocorram no parque nacional.

Outra importante ação de fomento para o setor turístico, informado pela pasta de esportes da Prefeitura de Mossoró, que integra o COMTUR, é que Mossoró deverá sediar em setembro do ano que vem, jogos regionais esportivos, o que deverá atrair mais de 1.700 pessoas, entre delegações de atletas, acompanhantes familiares, imprensa e organizadores para nossa cidade, o que certamente contribuirá para divulgação do destino Mossoró e, claro, movimentará setores de serviços como hotéis, restaurantes, entretenimento e outros que compõem a cadeia produtiva do Turismo.

Na oportunidade, foram apresentados aos membros do Conselho, o regimento Interno do COMTUR, que deverá ser apreciado pela chefe do executivo mossoroense, Prefeita Rosalba Ciarlini Rosado, para sua aprovação e a escolha do Vice-Presidente do Conselho, ficando a cargo do SENAC tal atribuição.

O Conselho terá reuniões quadrimestrais e reuniões extraordinárias a qualquer tempo, provocado pelos membros, para discutir assuntos do interesso do setor.

Além das pastas públicas do Desenvolvimento Econômico, Cultura, Comunicação Social, Esportes e Lazer, e de Turismo, o setor privado estará representado no COMTUR através do SEBRAE/RN, ABIH Região Oeste, Mossoró Convention, ACIM, SENAC e UERN. O mandato dos membros será de 2 anos.

Serão criadas subcomissões para tratar de temas específicos como: a visitação a todos os pontos turísticos de Mossoró, a interação com a empresa que administra o aeroporto, bem como, para discutir projetos do calendário de eventos de Mossoró, considerado o mais movimentado e diversificado da Região Nordeste, como o Mossoró Cidade Junina.

A atividade do Turismo toma corpo e a cada momento vem se constituindo como uma forte alternativa para suprir e até superar a desmobilização do setor petrolífero, que trouxe, e que ainda traz prejuízos para a nossa economia. O fortalecimento do Turismo incentivará o desenvolvimento socioeconômico de Mossoró e Região, sendo o Conselho Municipal de Turismo um importante instrumento que tem, em razão dos órgãos membros, muito a contribuir neste processo. Vamos em frente.

Comentários

comentário(s)

Sistema Rede News 360 de Comunicação - Mossoró/RN

Mais em Turismo

Subir