Redes Sociais

RN 360º

Na Femptur, governo destaca esforços para melhorar turismo no RN

Turismo

Na Femptur, governo destaca esforços para melhorar turismo no RN

A governadora Fátima Bezerra destacou o fortalecimento do turismo e o esforço em buscar soluções para melhorar a malha aérea no estado durante a abertura do 10º Fórum de Turismo e da 5ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur), realizada nesta sexta-feira (29), no Centro de Convenções de Natal.

“Precisamos fortalecer e expandir cada vez mais o turismo em nosso Estado, pois essa é uma das atividades consideradas prioritárias pela razão simples e objetiva do poder que a cadeia do turismo tem de gerar emprego e renda. E isso passa pela segurança pública e patrimonial, como também pelo destrave da malha aérea”, enfatizou a chefe do Executivo estadual.

Os dois eventos acontecem simultaneamente até este sábado (30) com o apoio do Governo do Estado, por meio da Setur, Emprotur e Programa Governo Cidadão. Com entrada gratuita, a Femptur conta com mais de 100 estandes (institucionais e promocionais) para divulgar, promover e valorizar o turismo e cultura do RN. São mais de 60 expositores de 36 municípios.

Já o Fórum de Turismo do RN, considerado o maior evento de debate, análise e projeções do turismo potiguar, traz, como um dos principais assuntos, o interesse do Governo em discutir com as companhias aéreas e demais atores envolvidos, contrapartidas em troca da isenção do ICMS sobre o querosene de aviação (QAV). “Sem aumento do número de voos e queda nos preços das passagens aéreas fica inviável mantermos o benefício que exigiu do Governo um investimento de R$ 32 milhões”, afirmou.

Ana Costa, secretária de Estado do Turismo (Setur) e diretora da Emprotur, alertou sobre a importância da interiorização das ações turísticas. “O RN é um estado rico e belezas naturais que vão muito além de sol e mar. Somos ricos também no turismo gastronômico, religioso, de aventura. Precisamos capacitar pessoas e criar estruturas para atrair e manter o turista em nosso estado”, frisou.

MALHA AÉREA

Ainda nesta sexta-feira, após o evento, Fátima Bezerra esteve reunida com o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, para viabilizar soluções que possam contribuir para o aumento de voos e a redução das tarifas aéreas.

No dia 10, a Abear se reúne com o secretário de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, para apresentar sugestões a fim de destravar a malha aérea, que hoje é o grande empecilho para o turismo potiguar. O grupo de trabalho criado pelo Governo do Estado, formado por representantes do Governo, das empresas aéreas, da Inframérica, será o interlocutor neste debate.

“Estamos encerrando o dia de maneira muito promissora, dialogando com Governo do Estado.  Nós temos um problema no Rio Grande do Norte, relacionado à malha viária. Sugiro trabalhar em duas frentes: uma com a promoção forte turística do Estado e outra voltada para redução de custos e tributos”, disse Sanovicz.

Fotos: Demis Roussos e Ivanízio Ramos

Comentários

comentário(s)

RN 360º - Seu portal de notícias.

Mais em Turismo

Subir