Redes Sociais

Oposição em Mossoró

RN em Tópicos

Oposição em Mossoró

As eleições municipais de 2020, na cidade de Mossoró-RN, terão capítulos de longa duração. Isso devido ao fato do governo da prefeita Rosalba Ciarlini não passar por bons momentos, consequência da crise que afeta os municípios brasileiros, e que quanto não compreendida pela população, abre margem para o acirramento no campo político. Mesmo assim não se pode subestimar o poder de uma prefeitura e o conhecimento e habilidade que tem e trabalha o ex-deputado Carlos Augusto, condutor do processo de reeleição da atual gestora, já no seu quarto mandato.

Nesse contexto, a oposição bate cabeça querendo encontrar uma saída para ir ao pleito de forma unida, algo praticamente impossível. Pode-se entender: o PSL, do deputado federal General Girão, alem de ter uma afinidade com o Palácio da Resistência, dificilmente senta em uma mesa com o PT da deputada estadual Isolda Dantas, provável candidata; empresário Tião Couto (PR) parece não ter mais o pique de anos passados; o empresário Jorge do Rosário (PR) diz não ser candidato; O solidariedade do deputado Allyson Bezerra – que conduz o partido em Mossoró – até tenta, mas não deve encontrar respaldo e já trabalha uma nominata forte de candidatos a vereador. Ele pretende chegar fortalecido ao pleito. Dentre estes possíveis candidatos está o suplente de deputado federal Lawrence Amorim (SD) que somou mais de 10 mil votos em Mossoró e deve ir a luta por uma cadeira no legislativo municipal. Desta forma, mesmo com o desgaste, a prefeita Rosalba Ciarlini caminha a passos largos para mais uma vitória.

AREIA BRANCA

Caminha para ter um dos pleitos mais acirrados dos últimos tempos. A prefeita Iraneide Rebouças quer a sua reeleição e tem a máquina administrativa em mãos. No outro extremo, o deputado estadual de segunda legislatura Souza Neto (PHS), com a habilidade de fazer política ao longo desses 25 anos, vai novamente com o seu irmão ‘Toninho Cunha’ pra o embate que promete ser bastante concorrido naquele município litorâneo. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos. Viveremos e veremos!

AREIA BRANCA II

O ex-vereador, ex- presidente da Câmara e também ex-prefeito Sandro Góes, pessoa de extrema confiança deputado Souza, decidiu que voltará a disputar uma cadeira no legislativo municipal. Ele que na campanha de 2016 era o companheiro de chapa de ‘Toninho Cunha’. Dessa forma, é mais um reforço forte da oposição contra a reeleição da prefeita Iraneide Rebouças. Começa a ser desenhado o quadro sucessório daquele município, onde a política nunca deixa de ser a ordem do dia.

GROSSOS

Parece não estar sendo fácil a montagem das chapas, tanto do lado do ex-prefeito João Dehon que tenta emplacar uma “pessoa de casa”, no caso o vereador Erasmo, que se articula tentando ser o candidato da situação. No lado oposto, são muitos os nomes querendo galgar à chefia do município. O mais citado até agora é o da vereadora Clorisa Linhares, que tem se movimentado constantemente. A ex-vereadora Cintia Sonale, de forma pequena busca se viabilizar e é nisso que a situacão aposta: na divisão da oposicão.

KELPS LIMA

Deputado estadual pelo Partido da Solidariedade, tem trabalhado com aptidão para se possibilitar como o nome de maior potencial na ala de oposição, para ser candidato a prefeito de Natal nas eleições do próximo ano. O parlamentar tem se mostrado um político de muita habilidade e hoje conta com 3 deputados na Assembléia Legislativa. O ex-governador Fábio Dantas é quem está na condução deste movimento que objetiva o comando dos destinos da capital do estado do Rio Grande do Norte.

JOÃO DA ESCÓSSIA

Uma das principais avenidas da cidade de Mossoró, onde hoje está abrigadA a nata do comÉrcio local, além de corredor de transito ligando outros bairros ao Partage Shopping, restaurantes de grande porte e movimentação, condomínios e universidades, apresenta sérios problemas, os mesmos de 30 anos atrás, quando àquela artéria foi construída. Quando chove, aquele trecho fica intransitável. E nada é feito para se resolver a situação. Em alguns lugares onde existem residências, estas ficam completamente inundadas.

GOVERNADOR DIX SEPT ROSADO

Por lá, não vai ser fácil construir uma chapa de oposição para enfrentar o prefeito ‘Antônio Bolota’ que também pleiteia a sua reeleição. Tudo porque são muitos pretendentes e não é vislumbrado se chegar a um entendimento. Dessa forma e com certeza, o gestor público assiste tudo e torce para um desfecho com prejuízo para os contrários ao seu governo. A situação tira proveito, fica cada vez mais favorecida. Vamos aguardar, porque é importante o desfecho dos acontecimentos.

TULIO LEMOS

Prefeito de Macau e mais um que também pretende ficar no poder, conforme a legislação eleitoral estabelece, ele se acondiciona e já dando sinal de que será fortíssimo. Um exemplo disso são as finanças e o planejamento do município em pleno funcionamento, “seguindo a linha” para este biênio – 2019/2020. Já que tinha herdado uma herança não muito boa com quedas constante de receita e outros problemas. Mas tem dito que trabalhou com régua e compasso. Os momentos mais difíceis são águas passadas. Sua gestão é bem avaliada.

RECURSOS HÍDRICOS

O Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora 47 reservatórios com capacidade superior a 5 milhões de metros cúbicos de água. Segundo o Relatório de Situação Volumétrica, divulgado nesta segunda-feira (1º), as reservas já estão com 1.081.453.341m³, o correspondente a 24,51% do total que as bacias hidrográficas potiguares conseguem acumular, que é de 4.411.787.259m³. Em relação a 1º de abril de 2018, elas somavam 520.292.353m³ – 11,79% do máximo que conseguem acumular. (da Emparn)

ALAN PINTO E HORTÊNCIA REGALADO

Vice-prefeita Hortência Regalado e o prefeito Alan Pinto nas eleições municipais 2016 – foto: reprodução.

O prefeito de Apodi, Alan Pinto e sua atual vice Hortência Regalado parece que já não falam mais a mesma língua. Observa-se que no carnaval desse ano, os dois pouco pousaram para fotos, haja vista serem sempre vistos juntos em outros eventos de caráter público municipal. O jovem gestor, antes, já tinha já tinha lhe trocado na chefia de gabinete, por seu amigo muito pessoal Luciano Moura, agora o homem de sua total confiança. Observadores da cena política, principalmente da ala oposicionista, apostam em um mal entendido e assim se articulam para ter um nome de peso para enfrentar Alan Pinto em 2020. E que isso seja pensado de forma consensual. Os eleitores de Apodi tem mostrado em pleitos eleitorais, não aprovarem o termo “reeleição”. Nos últimos 3, os prefeitos sempre perderam ao se candidatarem novamente.

Comentários

comentário(s)

Empresário da comunicação há mais de três décadas, presidente do sistema Rede News 360 de Comunicação.

Mais em RN em Tópicos

Subir