Redes Sociais

RN 360º

Associação Comercial e Indistrial de Mossoró (ACIM) completa 100 anos e é homenageada pela Câmara Municipal

Turismo É Desenvolvimento

Associação Comercial e Indistrial de Mossoró (ACIM) completa 100 anos e é homenageada pela Câmara Municipal

A Câmara de Vereadores de Mossoró, em ação proposta pela vereadora Sandra Rosado, homenageou na manhã desta quinta-feira, 06/06, a Associação Comercial e Industrial de Mossoró (ACIM) pelo centenário da entidade que se dará no próximo sábado.

Criada em 08 de junho de 1919, a ACIM possui uma trajetória relevante no contexto socioeconômico de Mossoró e região. Em 100 anos de atuação, a entidade enfrentou momentos de conflitos históricos, atravessou períodos de intensa seca na região Nordeste, intermediou a vinda da primeira agencia bancária (Banco do Brasil) para Mossoró, entre outras tantas ações importantes.

Na atualidade, a entidade continua atuando em defesa dos legítimos interesses de seus associados, oferecendo ainda serviços essenciais como o certificado digital e sistema de proteção ao crédito SCPC, se constituindo como a casa do Empresário, agindo em parceria com órgãos e instituições importantes, como por exemplo a prefeitura de Mossoró, Governo do Estado, SEBRAE, FIERN, FECOMERCIO, UFERSA, Sindivarejo Mossoró, Sinduscon, CDL Mossoró, Câmara de Vereadores, entre outros.

Presidente da Acim, José Carlos Lins de Matos discursa na tribuna da Câmara de Vereadores de Mossoró.

A atuação da ACIM para o Turismo também merece destaque, a entidade além de realizar dois importantes projetos do Calendário oficial de Eventos de Mossoró, A FICRO e a Mostra de Turismo, possui uma Câmara Setorial do Turismo e ocupa assentos em colegiados como o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), do Conselho do Polo de Turismo Costa Branca e do Conselho Consultivo do Parque Furna Feia, além de compor o Conselho Deliberativo do SEBRAE, portanto, com atuações importantes no desenvolvimento da atividade do Turismo. A ACIM também teve fundamental importância em ações que estão levando o Turismo a se tornar no futuro, se não a principal atividade econômica da cidade, uma das principais atividades.

A ACIM esteve na linha de frente do processo de reativação do aeroporto de Mossoró e da atração da Azul Linhas Aéreas; participou efetivamente do processo que incluiu Mossoró, Areia Branca, Tibau, Grossos e Porto do Mangue no roteiro genuinamente cearense denominado de Rota das Falésias; e, juntamente com o Mossoró Convention Bureau, atuou na deflagração do processo de interiorização do Turismo, implantado pelo Governo do Estado do RN através do Polo de desenvolvimento do Turismo Costa Branca. A Associação Comercial também é parceira incondicional da produção do Guia Turístico de Mossoró, principal instrumento de informações turísticas de Mossoró e Região, e do projeto do Calendário de Eventos, que será lançado na solenidade programada pela entidade em comemoração ao seu centenário no próximo dia 23 de agosto no Teatro Dix-Huit Rosado.

Colaboradores da Acim e Diretoria da ACIM no plenário da Câmara.

Empresários renomados como Rutilo Coelho, Paulo Almeida, Francisco Vilmar Pereira, Nilson Brasil e atualmente José Carlos Lins, com quem tive a oportunidade e honra de atuar, têm, na era moderna, seus nomes vinculados eternamente, pelas conduções profícuas, austeras e dinâmicas, como gestores da entidade nas duas últimas décadas.
Me orgulho também de fazer parte da história magnífica da ACIM, quando fui convocado pela primeira vez no ano de 2000 para auxiliar a época o Presidente da ACIM e Gerente da pasta da Industria, Comércio e Turismo de Mossoró, Nilson Brasil.

Na oportunidade, tive a honra de atuar como secretário executivo da entidade até o ano de 2004, e coordenador de eventos da pasta do Turismo também no mesmo período, vindo em seguida a integrar a comissão de organização da Feira Industrial e Comercial da Região Oeste – FICRO, até os dias atuais.

Aqui fica minha gratidão, admiração e o respeito por essa entidade, por onde, mesmo sem possuir qualquer vínculo empregatício com a mesma, procurei e procuro honrar, defender e principalmente quando convocado a representa-la, respeitar e cumprir com responsabilidade as missões me dada ao longo dos últimos 20 anos de minha presença em Mossoró. Vida longa para a ACIM.

Ao lado do presidente e vice da Acim, José Carlos Lins e Nilson Brasil.

Comentários

comentário(s)

Oberi Penha é Consultor de Turismo, qualificado pela Organização Mundial do Turismo. Integra o Grupo Gestor do Turismo e exerce as funções de Secretário Executivo da Câmara Setorial do Turismo, do Conselho Municipal de Turismo de Mossoró e do Mossoró Convention & Visitors Bureau.

Mais em Turismo É Desenvolvimento

Subir