Redes Sociais

RN 360º

Artesãos Potiguares participam da Fenearte em Recife

Economia

Artesãos Potiguares participam da Fenearte em Recife

Os artesãos Potiguares estão participando do estande do Governo do RN, na Feira Nacional de Negócios de Artesanato (Fenearte) que é considerada o maior evento da América Latina voltado para o seguimento do artesanato e trabalho manual. O evento acontece todos os anos no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, e reúne produções artesanais pernambucanas e de todo o Brasil. Além disso o artesanato de vários países do mundo está presente na feira.

No estande do Rio Grande do Norte estão participando oito artesãos, sendo dois deles representando duas cooperativas de artesanato. As tipologias presentes são características do RN como: renda de bilro, cerâmica, bordados Richelieu, fibra de sisal, esculturas de pedra ônix, peças de coro de tilápia. Os artesãos que estão participando da Fenearte foram selecionados por meio de chamada pública, e a seleção foi feita com base em critérios do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB).

A artesã Isolda do Nascimento está representando a Associação das Rendeiras de Alcaçuz, que possui cerca de 30 associados. A associação está comercializando peças como bolero, blusas, xales, centros de mesa, entre outros. “Essa feira é uma oportunidade para que o artesanato do Rio Grande do Norte seja conhecido, principalmente as rendas produzidas pelas mulheres de Alcaçuz. Estamos vendendo peças de várias associadas e espero voltar com quase tudo vendido, pois a procura por nossas rendas é grande”, conta Isolda.

O artesanato potiguar se destaca principalmente nos bordados da região do Seridó, é o caso das peças produzidas pela artesã, de Timbaúba dos Batistas, Severina de Araújo, que há 35 anos trabalha com essa técnica. “O público aqui é muito exigente, eles vêm no nosso estande procurando peças de qualidade. Os bordados são feitos com técnicas como richelieu, ponto cheio, bordado matizado. São peças que exigem muita técnica. No primeiro dia dessa feira maravilhosa vendi cerca de mil reais”, ressalta.

“Esse espaço é uma oportunidade para o nossos artesãos e também um grande corredor de comercialização das produções artesanais genuinamente norte-rio-grandense. O nosso artesanato é belíssimo e precisamos que ele seja conhecido. Precisamos que nossos artesãos produzam peças de qualidade que tenham referência cultural.”, enfatiza a coordenadora do Programa de Artesanato do RN (Proarte), Graça Leal.

A Fenearte segue até o dia 14 de julho no Centro de Convenções de Pernambuco, das 14h às 22h. No evento, o público pode conferir diversos espaço como Fenearte Sustentável, Espaço Interferência Janete Costa, Espaço Sebrae de Artesanato, Alameda dos Mestres, Salão de Arte Popular Ana Holanda, Salão de Arte Popular Religiosa de Pernambuco, Galeria de Reciclados, Espaço Infantil, Oficinas de Artesanato, Desfiles de Moda Rodadas de Negócios, Praça de Alimentação, Apresentações Culturais, Food Park e Food Bike.

Fotos: Anderson Santos

Comentários

comentário(s)

RN 360º - Seu portal de notícias.

Mais em Economia

Subir