Redes Sociais

RN 360º

Governador Dix-Sept Rosado vive expectativa de eleição atípica em 2020

Foto: Reprodução/Abelhudo News

Política

Governador Dix-Sept Rosado vive expectativa de eleição atípica em 2020

O município de Governador Dix-Sept Rosado, no Médio Oeste do Rio Grande do Norte deverá ter a eleição municipal mais atípica e acirrada da sua história, uma vez que pelo menos 3 (três) pré-candidaturas de oposição já estão postas para o pleito do próximo ano, quando o atual prefeito ‘Antônio Bolota’ (PHS) tentará a reeleição.

Confira abaixo o cenário e as postulações que prometem acirrar a disputa:

Família Vale quer voltar ao poder

Ex-prefeitos Dr. Adail Vale e Dr. Anax Vale querem voltar ao poder em Governador Dix-Sept Rosado. (Fotos: Reprodução)

O bloco denominado “Democratas”, atualmente liderado pelo médico e ex-prefeito Anaximandro Vale (DEM), o ‘Dr. Anax’, já anunciou a pré-candidatura do também médico Arthur Vale (DEM), irmão de Anaximandro – de família bastante tradicional e bem articulada na política dix-septiense.
 
A princípio, este bloco cogitou lançar a prefeito o vereador Genivaldo Felipe da Silva, o ‘Brejeirinho’, do PSB, que por sua vez optou por tentar a reeleição para a Câmara Municipal e passou a apoiar o Dr. Arthur Vale.
 
Sempre liderado pela família Vale, inicialmente pelo médico e agora ex-prefeito Adail Vale (pai de Dr. Anaximandro e de Dr. Arthur), seja para ganhar ou para perder, desde 1974 o “Democratas” tem apresentado candidaturas à prefeitura de Governador Dix-Sept Rosado.
 
Ao longo de sua trajetória, sempre objetivando o poder, o bloco já logrou êxito pelo menos 3 (três) vezes, sendo duas nas urnas e uma, no chamado ‘tapetão’, ou seja, recorrendo à Justiça após derrota nas urnas, cassando a então prefeita eleita (Lanice Ferreira) e assumindo o comando do município.
 
Neste contexto, Dr. Adail Vale já esteve à frente dos rumos de Governador Dix-Sept Rosado por duas vezes. Na primeira vez venceu nas urnas. Na segunda, venceu no ‘tabetão’, após uma eleição onde sua votação foi inferior à maioria obtida pela adversária eleita.
 
Dr. Anaximandro Vale também já esteve à frente dos rumos de Governador Dix-Sept Rosado por duas vezes. Na primeira, era vereador presidente da Câmara Municipal quando seu pai, então prefeito Adail Vale, renunciou e passou para Anaximandro o mandato tomado da hoje ex-prefeita Lanice Ferreira no ‘tapetão’. Anaximandro disputou a reeleição no pleito seguinte e foi derrotado por Lanice Ferreira, que voltou triunfante após nova eleição nas urnas. Posteriormente, Anaximandro trouxe o “Democratas” de volta ao poder, derrotando nas urnas Aíza Martins, esposa do ex-prefeito Gilberto Martins, que teve o apoio da então prefeita Lanice Ferreira.
 
Atualmente, diante do desgaste político do Dr. Adail Vale e da inelegibilidade imputada pela Justiça Eleitoral ao Dr. Anaximandro Vale, o “Democratas” se articula para tentar voltar ao poder com mais um Vale, desta feita o Dr. Arthur Vale (DEM).

Gilberto Martins quer derrotar ‘Bolota’ e “atropelar” os Vale novamente

Ex-prefeito Gilberto Martins quer derrotar ‘Bolota’ e “atropelar” os Vale novamente. (Foto: Reprodução)

Na outra ponta da tradição política em Governador Dix-Sept Rosado está o ex-prefeito Gilberto Martins (PRB), o qual já logrou êxito por 3 (três) vezes ao enfrentar a tradicional família Vale na política dix-septiense: foi eleito e reeleito prefeito e ainda conseguiu eleger Lanice Ferreira com maioria estrondosa para o mandato que fora tomado no ‘tapetão’ pelo Dr. Adail Vale.
 
Filho do saudoso ex-vereador Fausto Martins, que também fez história na política dix-septiense, o bem articulado Gilberto Martins é sempre um nome que não deve ser subestimado na política daquele município. Em meio aos demais nomes postos, busca aglutinar apoios de lideranças de oposição na cidade. Entretanto, enfrenta resistências advindas de figuras também expressivas na política local e que tentam traçar uma nova conjuntura, não desejando mais o enfrentamento entre Martins e Vale.
 
Em eleições mais recentes, Gilberto Martins se viu impedido de tentar voltar ao comando de Governador Dix-Sept Rosado por inelegibilidade. Há quem defenda que a situação se mantém, mas ele garante que atualmente está em dia com a Justiça Eleitoral. Resta saber decerto.
 

José Emídio entrou no páreo e também mira a prefeitura

Ex-vereador José Emídio também mira a prefeitura. (Foto: Reprodução)

Ex-vereador após 3 (três) mandatos e ex-presidente da Câmara de Governador Dix-Sept Rosado, José Emídio traça um novo rumo para sua vida pública e assinará ficha de filiação ao partido Solidariedade, com o objetivo de disputar a prefeitura daquele município no próximo ano.
 
Com um legado de intensa atuação política pelo MDB, partido o qual presidiu por muitos anos, José Emídio também foi secretário municipal de Obras Públicas durante o segundo mandado do então prefeito Gilberto Martins e ainda secretário municipal de Esporte, Cultura e Lazar durante a gestão da então prefeita Lanice Ferreira.
 
Histórico aliado do ex-prefeito Gilberto Martins, José Emídio passa a adotar uma postura de independência em relação ao seu ex-líder, mirando a prefeitura de Governador Dix-Sept Rosado. Tem como missão inicial aglutinar às demais lideranças de oposição em torno do seu nome e garante que o seu projeto é pra valer.
 
A postulação de José Emídio divide a oposição em 3 (três) projetos e dificulta ainda mais um eventual consenso.

‘Bolota’ aposta na divisão da oposição e tentará a reeleição

Prefeito ‘Antônio Bolota’ aposta na divisão da oposição. (Foto: Reprodução)

O atual prefeito de Governador Dix-Sept Rosado ‘Antônio Bolota’ (PHS), que disputará a reeleição no próximo ano, aposta todas as suas fichas na divisão da oposição para lograr êxito.
 
Em 2016, tendo emergido do povão, sem tradição na política, o ex-vereador de apenas 1 (um) mandato e então caminhoneiro ‘Bolota’ chegou à prefeitura daquele município impulsionado por um desejo de mudança que aflorou no povo dix-septiense e ganhou às ruas. Situação que logo fugiu do controle das famílias tradicionais (Vale e Martins) da política daquele município, que foram pegas de surpresa pela onda das “abelhas” (como se autodenominaram os eleitores de ‘Bolota’).
 
Enquanto a família Vale resistiu isolada lançando uma chapa encabeçada por Estefeson, nome da confiança do então prefeito Dr. Anax, mas de pouca expressão política, o ex-prefeito Gilberto tentou unir as famílias Vale e Martins em torno de uma chapa que seria encabeçada pelo empresário ‘Miramar do Posto’. Entretanto, sem lograr êxito na articulação com a família Vale, Gilberto acabou cedendo à onda popular e indicando Sanimarcos Firmino (MDB) como vice-prefeito na chapa exitosa encabeça por ‘Antônio Bolota’ (PHS).
 
Passados pouco mais de 2 anos e meio da aventura com ‘Bolota’, o povo dix-septiense vive a desilusão de ter eleito para gerir aquele município alguém com pouca habilidade. Embora a arrecadação do município seja satisfatória, o que marca a atual gestão municipal de Governador Dix-Sept Rosado é o improviso e o amadorismo, quando não se tem obras e/ou qualquer avanço significativo a ser percebido como feito do período.
 
A desilusão dos dix-septienses após o “voo de galinha” alimenta a expectativa de volta das famílias tradicionais Vale e Martins, enquanto lideranças com outros sobrenomes, como é o caso de José Emídio, se movimentam tentando manter vivo o desejo de mudança, frustrado por ‘Antônio Bolota’.
 
Com a possibildiade de se ter 4 (quatro) nomes disputando a prefeitura no próximo ano, Governador Dix-Sept Rosado vive espectativa de ter uma eleição atítica da qual o resultado seria imprevisível.

Comentários

comentário(s)

RN 360º - Seu portal de notícias.

Mais em Política

Subir