Redes Sociais

RN 360º

Artesãos potiguares participam de pavilhão do Governo do RN na Brasil Mostra Brasil

Economia

Artesãos potiguares participam de pavilhão do Governo do RN na Brasil Mostra Brasil

A partir desta sexta-feira (06), os 126 artesãos potiguares e oito associações selecionados, por meio de edital do Programa de Artesanato do RN (Proarte), estarão comercializando suas produções no pavilhão do Governo do RN, na 25ª edição da Multifeira Brasil Mostra Brasil, que será realizada na Arena das Dunas, em Natal. A participação dos artesãos está sendo viabilizada pelo Governo Cidadão, via acordo de empréstimo com o Banco Mundial.

O pavilhão terá cerca de 400 metros quadrados e será uma vitrina para divulgação e comercialização do artesanato potiguar. Serão comercializados produtos de diversas tipologias como: renda de Bilro; macramê; crochê; esculturas de madeira; rocha e argila; peças de fibras vegetais; bonecas de pano. A expectativa é que circulem cerca de 100 mil pessoas durante os 10 dias de realização da feira.

“Estamos organizando um espaço para comportar os artesãos de forma que seus produtos sejam o destaque. Queremos proporcionar uma feira com as melhores produções artesanais potiguares e uma oportunidade para esses artesãos divulgarem e comercializarem seus produtos”, explica Graça Leal, coordenadora do Proarte.

A Multifeira Brasil Mostra Brasil completa 25 anos e é uma das maiores feiras do ramo. Os visitantes poderão encontrar uma variedade de produtos artesanais e industriais, além de praça de alimentação e setores de serviços. A feira terá cerca de 350 expositores. Também acontece de forma paralela a 9ª Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (FLiQ), de 12 a 15 de setembro.

O Proarte-RN atua na valorização, divulgação e comercialização dos trabalhos realizados por artesãos independentes, associações, cooperativas e grupos de produções dos 167 municípios do Rio Grande do Norte. Existem cadastrados hoje 8.797. Neste primeiro semestre, o Proarte já viabilizou a participação dos artesãos potiguares na 24º edição da Feira Internacional de Artesanato (Fiart), no 12º Salão de Artesanato de Brasília e na 20º edição da Feira Nacional de Negócios de Artesanato (Fenearte)e feiras regionais. Em apenas três feiras, os artesãos venderam cerca de R$ 1 milhão.

Foto: Anderson Santos

Comentários

comentário(s)

RN 360º - Seu portal de notícias.

Mais em Economia

Subir