Redes Sociais

RN 360º

Sustentabilidade: Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha é realizado pela primeira vez na Região Nordeste

Nordeste

Sustentabilidade: Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha é realizado pela primeira vez na Região Nordeste

A cidade do Natal sediou na noite deste domingo (14), na Arena das Dunas, o Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha, que pela primeira vez sai do eixo Sul/Sudeste e é realizado na região Nordeste. A governadora Fátima Bezerra foi convidada de honra na entrega dos troféus, concedidos ao professor universitário Dr. Peter Eigen, pelo lado alemão, e a Phillip Povel, empresário de nacionalidade dupla, brasileiro-alemão, representando o Brasil. As personalidades se destacaram em ações distintas que têm em comum o caráter de sustentabilidade.

A governadora Fátima Bezerra e o vice-governador Antenor Roberto foram recebidos no saguão do evento pelo presidente-executivo de uma das instituições promotoras do evento, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK), Philipp Schiemer, também presidente da Mercedes Benz no Brasil e na América do Sul, e pelo vice-presidente da AHK, Thomas Timm. “Obrigado pela hospitalidade. Estamos sendo muito bem recebidos”, disse Schiemer. E acrescentou, sorrindo: “Nós aprendemos outra palavra: potiguar.”

Fátima desejou as boas-vindas aos empresários, que vieram ao Rio Grande do Norte para participar do Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), e destacou que convidou os governadores da região a realizarem a reunião do Consórcio Nordeste em Natal para que, nesta coincidência de agendas, os dois lados possam se conhecer e efetivar o diálogo governo e iniciativa privada. “Nós nos sentimos muitos honrados com a realização do encontro aqui. Temos desde o início um diálogo com a Fiern e expectativa para aproximar cada vez mais o Rio Grande do Norte e o Nordeste a Alemanha. Temos muito o que discutir e apresentar em termos de potenciais econômicos. Temos a mineração, o turismo, a carcinicultura dentre outros segmentos.”

O Prêmio integra o EEBA, que será realizado no Centro de Convenções nesta segunda (16) e terça-feira (17), e foi criado em 1995 pela Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria (DIHK) e a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo).

“Nós alemães somos muito abertos ao diálogo e todos os empresários que estão aqui tem essa característica”, afirmou Schiemer. “Entendemos que é um evento muito importante. Convidei os governadores da nossa região para estarem aqui”, reforçou Fátima. Ao final da conversa, ele elogiou as belezas naturais, em especial a praia da Redinha sobre a qual a governadora informou que a ginga com tapioca foi instituída como patrimônio imaterial em seu governo.

Ela também foi cumprimentada por Andre Clark, CEO da Siemens do Brasil, pela cônsul alemã em Recife, Maria Könning-de Siqueira Regueira, por Peter Dieter e por Sandra Boettcher, que são da Federação das Indústrias Alemãs (BDI), instituição alemã equivalente à Confederação Brasileira da Indústria (CNI).

Participaram da solenidade embaixadores, como Roberto Jaguaribe, que entregou o prêmio a Peter Eigen, o vice-ministro da Economia alemã, Thomas Bareiss (que entregou o prêmio a Philipp Povel), além de autoridades políticas e empresariais dos dois países, como o presidente da Fiern, Amaro Sales de Araújo, e gestores estaduais – Carlos Eduardo Xavier (Tributação), Jaime Calado (Sedec) e Márcia Maia (AGN).

Ao lado dos premiados na noite, foram convidados para compor a foto oficial do evento: o vice-ministro do Ministério Federal da Economia e Energia da Alemanha, Thomas Bareiss; o Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Costa; o presidente da Mercedes-Benz no Brasil e na América do Sul e também presidente da AHK, Philipp Schiemer; os secretários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Orlando Leite Ribeiro e Fernando Kohlmann Schwanke; o embaixador do Brasil em Berlim, Roberto Jaguaribe; os cônsules gerais da Alemanha em São Paulo, Porto Alegre e Recife, Axel Zeidler, Thomas Schmitt e Maria Könning de Siqueira Regueira; os presidentes da BDI e da CNI, prof. Dieter Kempf e Robson Braga de Andrade; o presidente da Fiern, Amaro Sales de Araújo; além de representantes de empresas patrocinadoras do Prêmio Personalidade Brasil-Alemanha.

SOBRE OS HOMENAGEADOS

Prof. Dr. Peter Eigen é alemão e advogado por formação. Em 1993, fundou a Transparência Internacional, a principal organização não-governamental internacional de combate à corrupção e que, desde 2016, conta com um capítulo no Brasil. Foi, ainda, Diretor do Banco Mundial para diversos programas voltados para a África e América Latina.

Philipp Povel é um jovem empreendedor brasileiro-alemão que atualmente é CEO da Dafiti, o maior grupo de e-commerce de moda e lifestyle da América Latina. Trabalhou em empresas como a BDO no Brasil, a Volkswagen na China e a BASF no Chile. Em 2009, fundou a MyBrands, outlet virtual de moda que logo chamou atenção do grupo alemão Rocket Internet, incubadora de startups de internet. Em 2011, lançou a Dafiti no Brasil com outros três sócios.

Fotos: Sandro Menezes

Comentários

comentário(s)

RN 360º - Seu portal de notícias.

Mais em Nordeste

Subir