Redes Sociais

Comissão de Saúde da CMM aprova PL que estabelece imunização dos coletores de lixo

Foto: Reprodução

Mossoró

Comissão de Saúde da CMM aprova PL que estabelece imunização dos coletores de lixo

A Comissão de Saúde aprovou o projeto de Lei 86/2019, que estabelece a imunização dos coletores de lixo contra Hepatite A, Tétano, Difteria, Sarampo, Caxumba e Rubéola. “Ao apresentar essa proposta, sai em defesa de uma categoria que quase nunca é lembrada, assistida ou contemplada, mas é responsável por manter a cidade limpa e, em razão deste trabalho, são expostas algumas doenças”, explicou o vereador Emílio Ferreira, autor da proposta em tramitação.

De acordo com a proposta, as empresas contratadas pela Prefeitura para prestar o serviço de coleta de lixo informarão seus funcionários a respeito da vacinação contra: Hepatite A, Tétano e Difteria (Dupla Adulto), Sarampo, Caxumba e Rubéola (Tríplice Viral). “O projeto assegura aos trabalhadores o acesso universal à prevenção”, acrescentou o parlamentar mossoroense.

Os coletores, por estarem tão próximos aos diversos tipos de lixos e dejetos jogados fora inadequadamente, ficam mais vulneráveis a inúmeras doenças por contaminação e também estão sempre expostos a variações climáticas como sol, chuvas, frio, e também a acidentes como cortes e perfurações, ao contato com líquidos e gases provenientes das embalagens não adequadas de “armazenamento” dos dejetos que a população acaba misturando a lixo comum, do tipo seringas, absorventes, curativos, fraldas. “Considerando os riscos inerentes a essa atividade profissional, sendo a própria coleta de lixo umas das formas de contaminação dos coletores, e preocupado com esses trabalhadores, apresentei este projeto de lei que tem como finalidade a prevenção de doenças por meio da vacinação e conscientização”, disse.

Vereador Emílio Ferreira, autor do projeto / Foto: Erinaldo Silva

Comentários

comentário(s)

RN 360º - Seu portal de notícias.

Mais em Mossoró

Subir