Redes Sociais

Primeiro avião totalmente elétrico realiza voo de 15 minutos

Foto: Reprodução/Facebook/Harbour Air Seaplanes

Tecnologia

Primeiro avião totalmente elétrico realiza voo de 15 minutos

Chamado de “e-plane”, veículo aéreo possui tecnologia que poderia promover economias para as companhias aéreas e reduzir a emissão de poluentes.

Pela primeira vez na história, uma aeronave comercial movida inteiramente a eletricidade concluiu com êxito um voo de teste de 15 minutos ininterruptos. O veículo aéreo é um projeto conjunto entre a MagniX, empresa de engenharia da Austrália, e a Harbour Air, companhia aérea canadense. 

“Isso significa o início da era da aviação elétrica”, afirmou Roei Ganzarski, executivo-chefe da MagniX em entrevista ao The Guardian. Segundo ele, a tecnologia significaria economia de custos para as companhias aéreas, além da redução da emissão de poluentes, como o monóxido de carbono e o dióxido de carbono. 

Chamado de e-plane, o veículo foi pilotado por Greg McDougall, fundador e diretor executivo da Harbor Air. A curta viagem foi realizaou ao longo do Rio Fraser, perto do aeroporto internacional de Vancouver, no Canadá. Cerca de 100 pessoas assistiram ao voo, que aconteceu logo após o nascer do Sol.

A Harbor Air terá que esperar pelo menos dois anos antes de poder começar a eletrificar sua frota de mais de 40 hidroaviões — modelo de aeronave preparada para decolar e pousar sobre a água. Isso porque o e-plane deve ser testado mais vezes para confirmar que é confiável e seguro. Além disso, o motor elétrico deve ser aprovado e certificado pelos reguladores de aviação. 

*Via Galileu / Imagens: Reprodução

Comentários

comentário(s)

RN 360º - Seu portal de notícias.

Mais em Tecnologia

Subir