domingo, março 7, 2021

Cúpula do Ministério da Saúde prevê até 3 mil mortes diárias por covid-19 em março

A cúpula do Ministério da Saúde espera que o Brasil atravesse nas próximas duas semanas o pior momento da pandemia. O Valor apurou que,...
More

    Últimas Notícias

    Vice-presidente Mourão debate semiárido em Mossoró nesta quinta-feira

    Do Jornal de Fato

    O vice-presidente da República, General Hamilton Mourão (PRTB) cumpre agenda em Mossoró pela primeira vez nesta quinta-feira, 3. Ele fará a abertura oficial do Fórum de Desenvolvimento do Semiárido 2020, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, a partir das 14h. Na sequência, Mourão segue para a Estação das Artes, onde acompanha a abertura da Feira de Exposição que integra a programação do Fórum.

    O evento está sendo organizado pelo Instituto Sagres – Política e Gestão Estratégica Aplicadas e foi idealizado pela Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido, presidida pelo deputado federal General Girão (PSL-RN).

    A abertura do Fórum contará também com a presença de autoridades como o ministro da Educação, Milton Ribeiro, senador Eduardo Girão (PODE-CE), deputada Federal Bia Kicis (PSL-DF), entre outros. Nesta sexta, 4, o evento recebe o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. No sábado, 5, durante o encerramento, é a vez do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, acompanhar a programação.

    O Fórum reunirá diferentes agentes, públicos e privados, interessados em desenvolver ações de fomento a investimentos multissetoriais em empreendimentos que definirão um amplo programa de desenvolvimento econômico e social do Semiárido nordestino, envolvendo 13 eixos temáticos. Neste sábado, 4 de dezembro, a partir das 8h30, uma extensa programação de oficinas com eixos temáticos ocorre na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

    Durante o Fórum, serão debatidos e discutidos os seguintes eixos temáticos: Recursos Hídricos, Energia, Agronegócio, Mercado, Relações Exteriores (comércio), Recursos Minerais, Segurança – Jurídica e Fundiária, Educação – Capacitação, Turismo, Transporte e Logística, Novas tecnologias e Inovação, Comunicação – TI e Meio Ambiente.

    Em visita à redação do JORNAL DE FATO, na tarde desta quarta, 2, o deputado General Girão destacou os objetivos do Fórum. “A ideia do Fórum foi trazer para cá, para a capital do semiárido, que é Mossoró, a concentração de cérebros. Nós pensamos isso desde o meio do ano passado, quando criamos a Frente Parlamentar. Estamos trazemos para cá uma concentração de cérebros do mundo acadêmico, de setores do executivo Federal, executivo Estadual e Municipal e dos empresários da iniciativa privada. Juntar esses cérebros todos para discutirmos o que pode ser feito para desenvolver o semiárido”, disse.

    Ainda segundo o General Girão, um dos pontos a serem discutidos no evento é a interligação das bacias hidrográficas. “O que gente pretende é trazer ideias, não só para o Rio Grande do Norte, mas para todo o semiárido brasileiro. O Rio Grande do Norte, se você olhar no mapa, é uma esquina, nós estamos na esquina do Brasil. São 420 quilômetros de litoral, com água salgada em abundância, podendo ter usina de dessalinização para tirar água do litoral e levar para o meio do estado, para alimentar o povo, usar na agricultura, pecuária, tudo isso. Tivemos a ideia do Fórum, que foi abraçada pelos órgãos e pelos empresários. E eu espero que a gente ao final possa ter um plano de desenvolvimento do semiárido, junto com o plano de interligação de bacias”, pontuou.

    Deputado federal General Girão é um dos organizadores do evento

    Desenvolvimento

    Como destacou o deputado Girão, os debates e as apresentações de propostas irão subsidiar a atualização do Plano de Desenvolvimento do Semiárido (PDS), que tem como objetivo aproveitar as possibilidades econômicas da região e alcançar as metas socioeconômicas, hídricas e ambientais, por meio de ações e processos que envolvem a participação da sociedade, sobretudo aquela inserida na área de abrangência do Plano.

    Dentro do processo metodológico estruturado para o evento, foi disponibilizado um fórum virtual com grupos de discussão e de proposição de livre participação. Usando a ferramenta, as pessoas poderão debater os temas prioritários e até propor projetos ou políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento do Semiárido. O material reunido será consolidado e apresentado à plenária. Ao final das discussões, será elaborado um documento final para que a Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido possa trabalhar na tramitação, no Congresso Nacional, de um Projeto de Lei indicando novas condições para o desenvolvimento da região.

    Além do Fórum, foi organizada uma Feira de Exposição aberta ao público, na Estação das Artes, seguindo os protocolos de segurança devido à pandemia da Covid-19. No espaço, haverá apresentação de tecnologias de aproveitamento de resíduos sólidos urbanos, produção eólica e solar, produção agrícola em ambiente protegido, dessalinização, serviços e produtos ligados ao desenvolvimento do semiárido e shows culturais.

    Os stands na Estação das Artes serão abertos às 17h, com visitação se encerrando às 23h. A Prefeitura de Mossoró vai contar com um espaço de visitação na feira, destacando as empresas que investem no potencial local e a agricultura familiar.

    PROGRAMAÇÃO COMPLETA

    Quinta-feira, 3 de dezembro 2020

    – 12h – 13h45: Credenciamento dos participantes e procedimentos de segurança para acesso.

    – 14h – 15h40: Abertura oficial – solenidade e palestra magna (a ser proferida pelo Sr. Vice-Presidente da República Hamilton Mourão). Apresentações em plenário dos Ministros de Estado ou seus representantes sobre as ações relacionadas ao Semiárido Brasileiro. Acesso mediante convite.

    – 15h45: Abertura da Feira Nacional do Semiárido 2020, a ser feita pelo Sr. Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão.

    – 15h50 – 16h10: Visitação da Feira pelos convidados presentes na abertura oficial do Evento.

    – 17h – 23h: 1º dia de showroom aberto ao público em geral, com exposição e estandes.

    Sexta-feira, 4 de dezembro 2020

    – 08h30 – 12h | 14h – 17h (intervalo do almoço pode variar): Oficinas setoriais para 13 (treze) eixos temáticos: Recursos Hídricos, Energia, Agronegócio, Mercados, Relações Exteriores, Recursos Minerais, Turismo, Transporte e Logística, Novas Tecnologias e Inovação, Educação, Comunicação, Meio Ambiente e Segurança (Jurídica e Fundiária) – consolidação das propostas e das oportunidades de desenvolvimento para o Semiárido Brasileiro. Participação por convite ou mediante inscrição individual por eixo temático, via internet, com vagas limitadas por sala.

    – 17h – 18h: Encerramento das discussões e debates do Fórum (parte presencial), com previsão de ser feito pelo Sr. Presidente da Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido, do Congresso Nacional.

    – 17h – 23h: Feira Nacional do Semiárido 2020: 2º dia de showroom, com exposição e estandes

    Sábado, 5 de dezembro 2020

    – 17h – 23h: Feira Nacional do Semiárido 2020: 3º dia de showroom, com exposição e estandes.

    Últimas Notícias

    Veja Também