terça-feira, março 2, 2021

Sem ação, em duas semanas Brasil viverá cenário de guerra, dizem especialistas

“Vamos ter pessoas morrendo em casa ou morrendo na porta dos hospitais, porque não vamos ter onde interná-las. Vamos ter um cenário de guerra”,...
More

    Últimas Notícias

    Enfermeira é a primeira vacinada contra Covid-19 em Mossoró

    Prefeitura iniciou a vacinação na noite desta terça-feira.

    Mossoró iniciou uma importante ação na luta contra a Covid-19 nesta terça-feira (19/1): a vacinação. A primeira dose do imunizante, que protege contra o novo coronavírus, foi aplicada na enfermeira Raimunda Clézia Cavalcante da Silva, de 60 anos. A Secretaria Municipal de Saúde realizou abertura da vacinação no auditório do Centro Administrativo Alcides Belo, no bairro Aeroporto.

    O primeiro lote da vacina CoronaVac chegou à cidade na manhã de desta terça-feira. As vacinas estão armazenadas na II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap). A primeira cidadã receber a vacina da Covid-19 comemorou e ressaltou a importância da vacinação na luta contra ao novo coronavírus.

    “Era um sonho de todos nós profissionais de saúde. Não existe tratamento, só existe tratamento paliativo. Peço que a população contribua porque muitas vidas já foram embora. É hora da população se unir a nós profissionais da saúde”, disse a enfermeira que atua na Unidade Básica de Saúde (UBS) Joaquim Saldanha, na Estrada da Raiz.

    O prefeito Allyson Bezerra destacou que o início da vacinação é um momento histórico para Mossoró. “Sabemos que perdemos muitas pessoas para essa doença mortal, muitas pessoas queridas, norte-rio-grandenses, brasileiras e muitos mossoroenses. Uma data importantíssima e histórica. Reconhecemos que a ciência brasileira lutou bravamente para conseguir chegar nessa vacina e reconhecemos a importância do SUS. Vamos iniciar hoje a vacinação de acordo com a política nacional, até pela quantidade ainda que não temos para atender a todos. Mas se Deus quiser, em um futuro breve, teremos a oportunidade de imunizar toda nossa população”, enfatizou o prefeito.

    Primeira fase

    Nessa primeira fase da vacinação, Mossoró recebeu 3.981 doses da vacina contra a Covid-19 que foram enviadas pelo governo federal e distribuídas pelo governo do Rio Grande do Norte. As doses do lote inicial são destinadas, principalmente, a vacinação de profissionais de saúde.

    Além dos profissionais que estão na linha de frente na pandemia e que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), também serão vacinados 79 idosos institucionalizados nesta quarta-feira (20). Equipes da saúde vacinarão os idosos no Instituto Amantino Câmara, Hospital Psiquiátrico São Camilo.

    Logística

    A secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas, detalhou como será a vacinação na primeira fase. “Amanhã, vamos começar a recolher na II Usarp as doses que serão direcionadas a cada unidade hospitalar. Nesse momento serão vacinados os que estão assistência direta aos pacientes com Covid para que a gente garanta que esses profissionais continuem lá trabalhando e ajudando a quem mais precisa. É importante fazer o autocadastro no RN + Vacina, mas quem não tiver todos os agentes de saúde podem orientar no momento da vacinação e ninguém vai deixar de ser vacinado por não ter conseguido fazer o cadastro”, explicou a secretária.

    Últimas Notícias

    Veja Também