quarta-feira, abril 14, 2021

Sem lockdown, chegaremos a 5 mil mortes diárias no fim de abril, diz pesquisador da Fiocruz

Coordenador do Observatório Covid-19 da Fiocruz, o professor Carlos Machado é um especialista em grandes desastres na área da saúde. Há mais de 20...
More

    Últimas Notícias

    Natal começa vacinação de idosos de 85 anos ou mais contra Covid-19: “Momento de esperança”

    São três drive-thru de vacinação em diferentes pontos da cidade para evitar aglomerações e riscos de contaminação; Prefeitura destinou um lote de 7.500 doses da vacina de Oxford para esta etapa da imunização.

    Os idosos na faixa etária de 85 anos começaram a se vacinar nesta segunda-feira 1 em Natal. A Prefeitura destinou um lote de 7.500 doses da vacina de Oxford para esta etapa da imunização. A procura nos pontos de vacinação foi intensa ao longo do dia.

    Apesar da formação de filas, houve compreensão por parte da população. Ao todo, são três drive-thru de vacinação disponíveis para atender a população e evitar aglomerações e riscos de contaminação. Os drives estão montados no Palácio dos Esportes, no Shopping Via Direta e no Ginásio Nélio Dias. Os dois últimos contam ainda com sala de vacinação para pedestre funcionando das 8h às 16h, de segunda a quinta-feira, e na sexta-feira até às 13h.

    Além dos pontos no sistema de drive-thru, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também abriu 10 salas em Unidades Básicas de Saúde do município que funcionam de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h30 e de 13h30 às 16h. São elas Distrito Sanitário Norte I: UBS Pajuçara; UBS Nova Natal; Distrito Sanitário Norte II; UBS Panatis; UBS Vale Dourado; Distrito Sanitário Leste; UBS São João; UBS Brasília Teimosa; Distrito Sanitário Oeste; UBS Felipe Camarão II; UBS Nazaré; Distrito Sanitário Sul; UBS Candelária; UBS Rosângela Lima.

    No Palácio dos Esportes, as filas começaram a se formar nas primeiras horas do dia. O senhor Wilson Ferreira, de 85 anos, mora nas proximidades e foi um dos primeiros a receber o imunizante. Ao lado do filho, ele não escondeu a emoção. “Estávamos aguardando por esse momento. Estou muito feliz e agora é seguir com todos os cuidados, aguardar a segunda dose e torcer para que mais vacinas cheguem para todos”, disse.

    Francisco Pinheiro Pires, de 87 anos, mora em Dix-Sept Rosado e se vacinou no posto fixo instalado no Palácio dos Esportes destinado aos pedestres. Feliz por ser vacinado, o aposentado nem sentiu quando a agulha foi inserida em seu braço, brincando com os técnicos e enfermeiros que estão trabalhando na campanha. “Foi ligeiro demais. Não senti nenhuma dor e essa turma que está trabalhando aqui é muito bacana, trata todo mundo super bem. Estou emocionado em receber a vacina. É um momento de muita esperança para todos nós”, apontou.

    Na UBS São João, também houve muita procura. Como uma das unidades de saúde mais centrais da rede pública municipal, o local recebeu muitos idosos. Dona Pena, 86 anos, era uma das mais ansiosas na fila. Quando chegou o seu momento para se vacinar, foi só alegria. “Finalmente chegou a minha hora. Estava contando os minutos. Volto pra casa cheia de expectativas positivas. A espera valeu a pena”, contou.

    Um dos momentos de maior emoção do dia foi a vacinação do senhor Manoel Sampaio do Rêgo, de 88 anos, e de Maria José Lopes do Rêgo, 86. Casados há 67 anos, eles foram vacinados juntos no posto fixo montado no Shopping Via Direta. Acompanhados pela filha, foram imunizados e ficaram muito satisfeitos.

    A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é de que esta etapa de imunização dos idosos com a faixa de 85 anos ou mais siga até o fim desta semana. Para se vacinar, é necessário que o idoso apresente cartão de vacina, comprovante de residência e documento original com foto.

    Após os trabalhos, a SMS vai levantar o quantitativo de doses de vacinas existentes para anunciar a ampliação dos grupos populacionais que serão vacinados. Até o momento, foram vacinados os profissionais da saúde, idosos institucionalizados, idosos acamados a partir de 75 anos e idosos com 90 anos ou mais.

    Idosos acamados começam a receber segunda dose da vacina
    A Secretaria Municipal de Saúde iniciou a aplicação da segunda dose da vacina contra Covid-19 nos idosos acamados com 75 anos e mais de Natal. Na primeira etapa, 2.631 pacientes receberam a imunização em domicílio, com estratégia iniciada em 10 de fevereiro, e agora recebem o reforço da Coronavac.

    A ação ocorre simultaneamente em todas as zonas da cidade com equipes das unidades básicas de saúde, Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) e rota definida em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A estimativa é vacinar essa população que recebeu a primeira dose, nas próximas semanas, já que a bula do medicamento recomenda intervalo de 14 a 28 dias a partir da primeira aplicação.

    “A gente lembra que essas doses são exclusivamente para a população acamada de Natal e não para indivíduos com dificuldade de locomoção. Caso alguém tenha se cadastrado anteriormente mas ainda não foi vacinado, pedimos que busque a unidade básica mais próxima para informar e uma equipe de saúde fará a vacinação na residência do acamado. Algumas equipes tiveram dificuldade de localizar alguns endereços por estarem incompletos, alguns telefones que não atendiam as ligações, então é possível que tenha pendência de vacinação desta faixa etária”, indicou Rayanne Araújo, secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde de Natal.

    Últimas Notícias

     


    Veja Também