quarta-feira, abril 14, 2021

Sem lockdown, chegaremos a 5 mil mortes diárias no fim de abril, diz pesquisador da Fiocruz

Coordenador do Observatório Covid-19 da Fiocruz, o professor Carlos Machado é um especialista em grandes desastres na área da saúde. Há mais de 20...
More

    Últimas Notícias

    Ezequiel Ferreira poderá perder o cargo de Presidente da ALRN

    O deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), atual presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (AL/RN), se vê ameaçado de desocupar a cadeira maior daquele poder parlamentar. Isto porque o Partido Republicano da Ordem Social (PROS) protocolou Ação Direta de Constitucionalidade junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) com pedido de suspensão das sucessivas eleições, de poderes legislativos em 8 Estados da federação e entre este se encontra o RN. E isto acontecendo, o citado político, que em verdade está a se perpetuar no poder é atingido. Trata-se de algo de certa forma absurda, a permanência de uma pessoa à frente de uma entidade tão importante, haja vista a força que passa a exercer. Se torna influente por demais, fica a ditar normas em qualquer pleito a acontecer naquela casa. O cargo por ele exercido, é de fundamental importância para decidir qualquer votação. E isto é fato. Uma demonstração de sua pujança, recentemente foi a de se lançar candidato a Senador da República nas próximas eleições, só vindo a desistir depois de uma roda de debates e ele negociou a saída a deputado federal.  

    Ezequiel Ferreira (Foto: Reprodução)

    PLANEJAMENTO

    O cargo de presidente é tão decisivo que, já se comenta existir acordo entre o deputado Ezequiel Ferreira e o deputado Gustavo Carvalho (PSDB), onde o segundo apoiaria o primeiro na sua pretensão de chegar à Câmara baixa do País. Em contrapartida, o primeiro retribuiria ao segundo, como uma espécie de mão amiga, alçando-o à presidência da AL/RN em 2023.  É o chamado ‘jogo bruto da política’ onde tudo é traçado sem que o povo seja consultado.

    ESTRANHO

    Ouvi entrevista do secretário Fernando Mineiro (PT), onde falava sobre a saúde no RN. Nítido perceber que não estava a dissertar sobre este Estado.  Muitas ‘maravilhas’ e, como se estivesse sonhando acordado. Nesta área, como em muitas outras, capengamos. E ele dizer dos avanços. Vergonhoso até de ouvir. Quem conhece a realidade sabe muito bem que não é assim. O auxiliar governamental precisa sair do gabinete e ir ver de perto as coisas.

    HOSPITAL DA MULHER

    Interessantíssimo quando fala sobre o Hospital da Mulher e a dimensão daquela unidade hospitalar. É realmente bom que nosso município receba este benefício. Mas entendi muita fantasia nas palavras expelidas pelo secretário Fernando Mineiro. Muito espetacularismo. Claro, metade do nosso Estado ganhará muito com aquele complexo que deveria estar já em plena atividade. Mas, salientamos que 2022 é ano de eleições.

    INTERESSE POLÍTICO

    Muito mais preocupação com isto do que mulheres de quase todo o RN recebendo cuidados médicos, adequados, especializados. E lembrar que estas obras se achavam paralisadas há quase dois anos. Chegou a ser lembrada na última campanha eleitoral, mas apenas isto. É mais do que bem vinda. No entanto, nunca é demais investir na saúde pública. O modelo administrativo potiguar, na atualidade, não difere de outros. Mudou em nada.

    GROSSOS

    Leio na mídia estadual que a prefeita Cinthia Sonale tem feito muitas dispensas de licitações, não sendo como determina a lei. Não irei comentar pois ainda não tomei ciência dos fatos. Mas vou procurar me informar e trarei mais detalhes em dias vindouros. Até onde sei, a jovem gestora tem realizado um mandato com muita transparência. Nosso desejo então, de que tudo aconteça atendendo os requisitos legais. Vamos bisbilhotar e voltaremos a falar.

    JORNALISTA

    Uma profissão que exige muita responsabilidade por parte de quem a pratica. Ele tem o dever de fornecer informação de qualidade à população. Hoje então, de maneira mais dinâmica, do que em tempos passados. Merece respeito e, neste dia 7 de abril é comemorado o seu dia. Muitos deles, sem nem uma proteção, arriscam suas vidas para levar a verdade, a notícia imparcial aos leitores. Bem verdade que existem os parciais. Mas não desmerecem nosso apreço.

    JEAN PAUL PRATES

    Recebi nesta tarde de 7 de abril, em meu escritório, o assessor do senador pelo PT. Por sinal, um amigo meu de longas datas, o Antônio Shields. Por aqui, conversamos bastante e ele me fala da atuação do parlamentar norte-rio-grandense lá em Brasília. De projetos futuros. Que Jean Paul fará um giro pelo Estado, tão logo esta pandemia dê uma espécie de aliviada. Quer prestar contas do trabalho que produz na chamada Câmara Alta do País, o Senado Federal.

    JEAN PAUL PRATES II

    Constato no senador, muito preparo para o cargo ora a ocupar representado o nosso Estado. Daí ter ouvido de Antônio Shields que Jean Paul, nestas andanças, além de mostrar o que tem conseguido fazer, pelo que entendi, também estará se apresentando como candidato à reeleição nas eleições gerais, previstas para o ano de 2022. Buscará a única vaga em disputa. E ao meu amigo, dizer que retorne sempre amigo a esta casa. Será bem recebido.

    GEORGE SOARES

    Filiado ao PL, com certeza não terá uma reeleição fácil. São muitas candidaturas expostas ao lançamento, a partir de sua região, o Vale do Açu. Um verdadeiro fracionamento de grupos, incluindo o que ele faz parte. Há de ser lembrada a apertada vitória de seu irmão Gustavo Soares, sobre seu opositor na disputa pela prefeitura do município. Uma diferença de apenas 5 votos. E a sombra de Ivan Júnior continuará a lhe perseguir. Uma situação difícil

    FECAM

    Parou tudo. Ninguém sabe de mais nada sobre os rumos que tomou a eleição para presidente da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FECAM). O Estado se movimentou, como nunca visto, no processo sucessório daquela entidade, que aconteceria em fevereiro deste ano, mas interesses matreiros, prática de velhos costumes na política, fizeram com que aquela marcha fosse judicializada. Sou perguntado. Catarei informações.

    ROSALBA CIARLINI

    Rosalba Ciarlini (Foto: Reprodução)

     Em conversa com amigos que integram a base de apoio à ex-prefeita Rosalba Ciarlini (PP), eles já me afirmaram que ela será mesmo candidata a deputado estadual nas eleições de 2022. Depois de derrotada nas urnas no último pleito quando tentaria sua reeleição a prefeito, era sua vontade ir à cata de uma cadeira na Câmara dos Deputados em Brasília. Mas não há acordo com o ex-deputado Betinho Rosado, seu cunhado e pai do hoje parlamentar federal Beto Rosado. E aí ele buscará sua volta ao Planalto Central. Restando à ex-gestora mossoroense, se contentar em ir à luta para entrar na Assembleia Legislativa do RN. E daí, uma provável nova fissura dentro do grupo, já que a ex-deputada Sandra Rosado também almeja retornar ao Congresso Nacional. Faz dobradinha com Larissa Rosado, hoje ocupante de cadeira no Palácio Rodolfo Fernandes – diga-se Câmara Municipal de Mossoró -, e também muito desejosa em voltar a Natal, como representante estadual. Presumo um afundamento em definitivo do Grupo Rosado. Mas, na política tudo é possível. Só nos resta aguardar os acontecimentos futuros, que não serão poucos.

    Últimas Notícias

     


    Veja Também