segunda-feira, maio 17, 2021

Sem lockdown, chegaremos a 5 mil mortes diárias no fim de abril, diz pesquisador da Fiocruz

Coordenador do Observatório Covid-19 da Fiocruz, o professor Carlos Machado é um especialista em grandes desastres na área da saúde. Há mais de 20...
More

    Últimas Notícias

    Precisamos nos cuidar, para vencermos este grande mal

    A cada dia que passa, nos vemos perdendo pessoas de nosso convívio. Familiares e outros que mesmo sem parentesco mas, são conterrâneos. Todo cuidado é pouco ao lidar com esta terrível doença. Ela não dá trégua. No entanto, nos aproximamos de dias melhores, os de estarmos livres da ação famigerada do Coronavírus que, não escolhe raça, cor ou condição social. E isto passa pelo processo de vacinação à qual muitos brasileiros já se submeteram e diariamente continua a acontecer. É considerado baixo ainda o número de pessoas imunizadas. Mas animador que os idosos – nossos pais, avós -, educadores, agentes de segurança e daqui a poucos dias os portadores de problemas crônicos, portadores de alguma comorbidade, também estarão tomando a injeção milagrosa. E à medida que isto vai acontecendo, diminui significativamente o número de infectados, de internações, de mortes. A vida normal tenderá a voltar, os trabalhos a ressurgir e a economia se aquecerá. E volto a teclar, isto se tornará possível se continuarmos tomando as precauções, usando máscaras, álcool gel, mantendo certo distanciamento. Venceremos.          

    DESELEGANTE

    É o que podemos dizer de uma postagem do publicitário e ex-chefe de gabinete da ex-prefeita Rosalba Ciarlini, Kadu Ciarlini. No meu entender, por ser ele filho da mulher que mais vezes administrou Mossoró, deveria ter uma postura de alguém abraçada por este povo durante décadas. E só por que não foi exitoso em processo eleitoral, graças à livre iniciativa popular, se acha neste desespero. Muita cobrança em pouco tempo.

    INADEQUADO

    Cobrar que o prefeito Allyson Bezerra resolva todos os problemas existentes em Mossoró, causados ao longo de anos, num prazo de 100 dias, é o mesmo que, como dizia Dix-uit Rosado, “querer tapar a luz do sol com uma peneira”. Tantos anos no poder, pouco ou nada fizeram e se acham no direito de exigir. Importante que se use do bom senso. Vamos analisar melhor a situação, sem o uso da paixão. Se torna bem mais elegante.

    IVAN JÚNIOR

    Em contato com a coluna RN EM TÓPICOS, na manhã desta terça-feira, 13, o ex-prefeito de Assú disse que não está em seus planos disputar qualquer cargo no pleito vindouro, o de 2022. E assim se comportando, o deputado estadual George Soares (PL) já está a lhe agradecer. O ex-gestor é o principal concorrente do clã Soares na política desenvolvida na Terra dos Poetas. Sobre Ivan Júnior, dizer que administrou aquele município por 8 anos.

    IVAN JÚNIOR II  

    E nestes dois mandatos de Ivan Júnior, ele conseguiu impor sua marca, desvencilhou-se de quem o criou na política e seguiu seu projeto independente da ala comandada por Ronaldo Soares, pai de George Soares. Nas eleições de 2020, o Ivan Júnior,  se lançou candidato a prefeito enfrentando Gustavo Soares, no seu projeto de reeleição e, nas urnas perdeu por apenas 5 votos de diferença. Para ele, politicamente isto é importante.

    PAU DOS FERROS

    A prefeita de primeiro mandato, Marianna Almeida (PSD) tem agradado a população do município também denominado Princesinha do Oeste, com seu jeito de administrar. Ouve a população, conversa com todos os segmentos e desta forma marca uma nova realidade naquele território altooestano. Em recente conversa com um pauferrense bem antenado politicamente, ele me dizia que seu município há muito necessitava de mudanças.

    PAU DOS FERROS II

    E o tratamento dedicado por Marianna Almeida, aos seus munícipes, o pagamento dos servidores públicos e fornecedores ordeiramente quitados dentro do tempo estipulado, é responsável por todo um diferencial entre a atual gestão e outras passadas. Sobre a jovem executiva, nas eleições de 2016, candidatou-se a vereadora e não conseguiu se eleger. Alçou voos maiores em 2020 e se viu coroada pelo ímpeto popular. De parabéns.

    LAIRINHO

    O ex-vereador Lairinho Rosado (PSDB) um dos diretores da Rede Resistência de Comunicação quase diariamente na bancada do Programa Observador Político, que vai ao ar de meio dia a uma hora da tarde, perguntou sobre o que melhorou na vida dos mossoroenses que não votou no prefeito Allyson. Na de pessoas a ocupar cargos comissionados e etc. Eu acho que esta oposição se faz por fazer. Deviam pensar mais antes de falar.

    LAIRINHO II

    E qual gestor neste País vai dar cargos comissionados a seus adversários?. Devolvo a pergunta para o jovem analista político. Quem teve melhor vida nos 4 anos de mandato da prefeita Rosalba Ciarlini? Vamos ser mais coerentes. O prefeito comete erros e eu admito. Daí que se torna razoável fazer oposição com mais respeito, e zelo pelos mossoroenses. Apontar falhas na imunização de pessoas também é algo que deixa a desejar ao dizer. É isto.

    MARTINS

    Um breve diálogo com a prefeita de Martins, Mazé Fernandes (DEM) e, ela me fala das dificuldades que o seu município, a exemplo de muitos no Brasil, tem enfrentado ultimamente. Mas, tem conseguido se equilibrar, o dever de casa é feito, principalmente em relação aos servidores públicos. Tem que receber pelo serviço prestado ao povo. Se vê esperançosa de que tudo isto passe e, lógico, com o desaparecer desta pandemia, emperro maior a todos os gestores.  

    PERÍODO CHUVOSO

    Se aproxima de nossa região. Enfrentamos escassez d’água e o agricultor por demais preocupado. Chuvas, mesmo que esparsas caem em algumas localidades. Molha o chão e, permanecendo assim, moradores do campo poderão plantar e colher algum sustento daqui a alguns dias. Pessoas que entendem de meteorologia, com quem procuro me informar, dizem que a estiagem vai dar uma breve arribada. Que tenhamos boa safra.

    LEONARDO RÊGO

    Leonardo Rêgo (Foto: Reprodução)

    Ex-prefeito de Pau dos Ferros, ao que parece, tem sua hegemonia política despencando vertiginosamente, desde a tomada de conhecimento do resultado eleitoral de 15 de novembro de 2020. Seu grupamento foi derrotado nas urnas pela jovem Marianna Almeida, sangue novo a circular nas veias interioranas do Alto Oeste Potiguar, a partir da Princesinha do Oeste. Enfraquece sobremaneira, a liderança na região, que era mantida pelo deputado estadual Getúlio Rêgo – pai de Leonardo-, e isto já é bastante comentado. Tem um trabalho enraizado e é inegável, principalmente na área da saúde pública. Mas para 2022 deverá encontrar dificuldades. Nos intramuros da política pau-ferrense, é conversa franca o fato de que a população desanimou-se com a estada de Leonardo Rêgo à frente dos destinos municipais nos últimos anos. E o exemplo é este, a entrada na seara executiva municipal, de uma jovem que teve seu nome conhecido num pequeno período de tempo. E os serviços que vem prestando, nestes 100 dias, repercutirá além divisas de Pau dos Ferros, e de forma positiva. O futuro dirá.

    Últimas Notícias

     


    Veja Também