quinta-feira, agosto 5, 2021

Brasil terá terceira onda de Covid no inverno e 751 mil mortos até setembro se não acelerar vacinação, diz estudo

O Brasil registrou queda de 19% na média móvel de mortes por Covid-19 nas duas últimas semanas. Em 18 das 27 unidades de federação,...
More

    Últimas Notícias

    Oeste do RN perde o membro mais antigo da Família Gomes

    No domingo passado, 13 de junho de 2021, registrou-se em Martins, cidade serrana do oeste potiguar, a morte do senhor Manoel Gomes, 101 anos, 4 meses e 11 dias de idade. Nasceu, cresceu, viveu, construiu família ali, de onde partiu para a vida eterna. Era de numeroso clã, acredito o maior da região. Tenho orgulho de fazer parte dela, e ter me relacionado com ele durante sua passagem em vida pela terra. Pai de 9 filhos – 4 já falecidos e 5 ainda vivos -, 14 netos, 18 bisnetos e 3 tataranetos. Homem de uma brilhante história de vida. Não se tem registro que tenha cultivado qualquer inimizade. Um trabalhador, de educação exemplar, evangélico e, há muitos anos viúvo. Mais de 40 anos. E era 13 de junho de 2021 quando ele, ainda lúcido, foi chamado por Deus para morar ao seu lado. Viajou ao plano superior, deixando um grande legado, que é o da amizade, respeito ao próximo e, sobretudo, o saber aos seus descendentes. A população de Martins foi às ruas se despedir de “Seu Manoel Gomes”, e agradecer pelo filho que teve. Com certeza sua presença entre todos já é bastante sentida. Que descanse em paz “TIO MANOEL GOMES!’

    Foto: Reprodução

    A FAMÍLIA

    Bem provável, ser a mais numerosa da Chapada do Apodi. Originária da Serra do Martins, com seus patriarcas mais antigos. De lá foram saindo e se espalhando pela região. E não só no Rio Grande do Norte mas, por este Brasil tamanho. Pretendo escrever muito sobre este grande homem, ‘Tio Manoel Gomes’ e toda a nossa família. Tudo a seu tempo pois, são muitos os fatos, as histórias a contar. E boa de ser lida.  

    MOSSORÓ VACINA

    Neste domingo, 19 de junho, mais um dia de trabalho afinco, na aplicação vacinal aos mossoroenses, ensejando vê-la livre do coronavírus. Esforços não vem sendo medidos pelos profissionais da saúde pública. Pessoas com idade de 47 anos acima, todas sendo devidamente imunizadas. Já passam de 100 mil os que receberam a injeção. É o compromisso do Governo Allyson Bezerra, por intermédio da secretária Morgana Dantas, com a vida.

    COMENTÁRIOS

    Nas redes sociais, nem um outro sequer, não seja a respeito dos dois deputados federais do RN que dispensaram emendas parlamentares para entidades do Estado de São Paulo, em detrimento do que padece os norte-rio-grandenses. São: Eliezer Girão (PSL), com R$ 400 mil; e Natália Bonavides (PT), com R$ 100 mil. Nós aqui, a permanecer estupefatos com tamanha aberração, falta de respeito deles para com quem foi às urnas lhes confiar mandato.

    A MARCA

    A ficar gravada,escrita nos anais históricos do Rio Grande do Norte. De políticos completamente descompromissados com o povo. A argumentar aqui o que escrevi na coluna anterior: Se tem notícia de algum deputado federal de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais ou Rio Grande do Sul ofertando emendas para o Rio Grande do Norte?. Uma fezinha que os dois fizeram com os paulistanos, não se sabe a preço de que. Por enquanto.

    LEITOS DE UTI

    Notícia gratificante. A de que já não existe mais fila de espera por um leito/vaga de UTI no Estado para pessoas infectadas pelo coronavírus. Prova inconteste de que a vacina, todas elas, são eficazes no combate à esta maléfica doença. De lembrar, já tivemos pelo menos 150 pessoas enfileiradas nas ante salas de hospitais à espera deste atendimento urgente. A esperança de que estas enfermarias se esvaziem cada vez mais.

    LUIZ AGUINALDO

    Secretário de Educação do município de Felipe Guerra, gestão Salomão Gomes (PL). É professor da rede estadual de ensino e político nato. Excelente escolha do prefeito para lhe auxiliar na condução de tão importante pasta, uma das mais importantes em qualquer administração. O conheço bastante e acredito na contribuição a dar a esta área. Gosta do ofício e portanto, quem tem a ganhar, tão somente, é a população felipense. Assino.

    JAKQUELINE GURGEL

    Titular da secretaria de saúde de Felipe Guerra, também da boa safra de auxiliares do prefeito Salomão Gomes, a desenvolver importante trabalho extensivo a quem dele precisa. Tem o aval total do gestor público e os resultados, mais que satisfatórios. Atua dentro de tudo previamente elaborado, em perfeita sintonia com os demais profissionais da pasta, desde o ASG ao profissional médico. Muito importante isto.

    APODI

    De passagem por esta cidade, recentemente, vi avanços importantes na administração Alan Silveira (MDB), em seu segundo mandato. Ruas e avenidas bem iluminadas, pessoas a caminhar pelo acostamento da BR em seus coopers vespertinos e academias em pleno funcionamento. Um desfrute e o bem merecer de todos. Trabalha bem o jovem gestor, sem deixar dito aqui do gosto que ele vem tendo pelo ofício da política. Quer voar mais alto.

    EM GROSSOS

    “Nada de novo sob o sol!”. A relacionar-se com a nova gestão pública. Aquela espécie de ‘Lua de mel’ do Governo Cinthia Sonale (PSDB)  a terminar. Surgem focos de descontentamento, de todas as partes. Na seara pública, por exemplo, servidores – alguns -, reclamam da forma como são tratados por seus ‘superiores’. Muitas queixas têm nos chegado. É uma prática extremamente contrária à teoria, ao discurso em palanque. Voltaremos.

    EM GROSSOS II

    O município, devidamente maquiado em sua estrutura física, se comparado ao deixado pela desastrosa gestão dos ‘Irmãos Maurício’. Mas muito ainda a desejar com vistas ao social. Aceitável o pouco tempo de administração. No entanto, a inexistência de execução dos projetos, aqueles anunciados quando do período eleitoral passado. Aquela máxima que diz: “Falar é fácil. O fazer é difícil”. Dinheiro, o erário municipal está com sua conta recheada.  

    FÁTIMA BEZERRA  

    Foto:Reprodução

    A governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), entra em uma semana que ela não imaginava encontrar para si tantos problemas. Trata-se da pauta de votação na Assembleia Legislativa, do pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar o destino de recursos recebidos por sua gestão e serem aplicados no combate à pandemia do Covid-19. E esta solicitação, feita por pelo menos 10 deputados estaduais, se encontrava de certa forma adormecida, mas, nas últimas horas, o presidente do poder legislativo estadual, Ezequiel Ferreira de Souza, resolveu tirá-la da gaveta e apresentá-la ao plenário para aprovação ou não. Foram muitos reais em dinheiro, destinados ao RN, para uso com, equipamentos, medicamentos e outros insumos. A citar a compra de respiradores pulmonares, estes nunca chegam ao seu destino final. É dinheiro do povo, a ser engolido pelo ralo e a gestora estadual com muita coisa a ser explicada. Ela e sua equipe de auxiliares. E como bem diz o empresário e comunicador ‘Zé Mendes’, “E tudo tim tim por tim tim!”.

    Últimas Notícias

     


    Veja Também