quarta-feira, setembro 22, 2021

Brasil terá terceira onda de Covid no inverno e 751 mil mortos até setembro se não acelerar vacinação, diz estudo

O Brasil registrou queda de 19% na média móvel de mortes por Covid-19 nas duas últimas semanas. Em 18 das 27 unidades de federação,...
More

    Últimas Notícias

    Governo Municipal anuncia mais dois cursos do SENAR; inscrições terão início nesta quinta-feira, 29

    Trata-se do Curso de Operação e Manutenção de Tratores e Arados Agrícolas do SENAR-RN, para o qual, diante da grande procura, será formada uma nova turma, e do Curso de Artesanato em Bordado Rústico, também do SENAR-RN.

    O Governo Municipal de Felipe Guerra, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, com a Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte (FAERN), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), e com o Sindicato dos Produtores Rurais de Apodi (SPRA), anuncia novas oportunidades para pessoas que trabalham nas áreas agrícola e do artesanato, que queiram se capacitar para estes segmentos do mercado de trabalho.

    Trata-se do Curso de Operação e Manutenção de Tratores e Arados Agrícolas do SENAR-RN, para o qual, diante da grande procura, será formada uma nova turma, e do Curso de Artesanato em Bordado Rústico, também do SENAR-RN, ambos totalmente gratuitos com 30% das vagas do primeiro curso reservadas para mulheres.

    Serão 15 vagas para cada curso, oportunizando assim a capacitação profissional de mais 30 felipenses.

    Para o Curso de Operação e Manutenção de Tratores e Arados Agrícolas, além do vínculo com a área agrícola, os interessados precisam ser sindicalizados, ter DAP e estarem inscritos no Cadastro Único. Já para o Curso de Artesanato em Bordado Rústico, as pessoas interessadas precisam estar associadas à Associação dos Empreendedores Artistas e Artesãos de Felipe Guerra (Abelharts), fundada recentemente.

    As inscrições para ambos os cursos, serão realizadas na Central da Cidadania Ver. Otoniel Maia de Oliveira, terão início nesta quinta-feira (29/07) e irão até o dia 08 de agosto do ano em curso. As aulas se iniciarão no dia seguinte, 09/08.

    Os cursos

    Curso de Operação e Manutenção de Tratores e Arados Agrícolas

    Objetivo Geral

    Realizar corretamente a condução de tratores e arados agrícolas, seguindo as recomendações técnicas.

    Organização Curricular

    Carga Horária Total: 30 Horas.

    Ementa:

    1. Segurança e saúde no trabalho rural – NR31;
    2. Informações sobre o trator e seus comandos
    3. Tipos de tratores: Agrícola x industrial, Tipos de tração (4 x 2, 4 x 2 com TODA e 4 x4), Potência em CV no motor do trator.
    4. Regras de segurança na operação de trator: Segurança Pessoal, Segurança na Operação, Segurança na Manutenção.
    5. Manutenção: Preventiva e Corretiva.
    6. Operação do trator: Lastragem e Ajuste da bitola
    7. Acoplagem e desacoplagem de implementos: Regulagem de implementos

    Curso de Artesanato em Bordado Rústico

    Objetivo Geral

    Aplicar as técnicas do bordado rústico, utilizando os materiais necessários e as técnicas recomendadas, na confecção de diversas peças.

    Carga Horária Total: 30 horas.

    Ementa:

    1. Materiais utilizados: consumo e ferramentas
    2. Preparação do tecido das amostras: Medida dos tecidos; Corte; Riscado; Abanhado.
    3. Pontos do Bordado: Ponto atrás; Ponto aste; Ponto corrente; Confecção das amostras.
    4. Confecção das peças e acabamento
    5. Orçamento e Custo

    O SENAR

    O SENAR é uma instituição de direito privado, estruturado sob a forma de sociedade civil sem fins lucrativos, vinculada a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA e as Federações de Agricultura Estaduais. No Estado do Rio Grande do Norte, o SENAR-AR/RN está vinculado a FAERN – Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte, sendo administrado por um Conselho formado por representantes do SENAR-AR/RN Administrativo Central, Classes Produtoras, FETARN e da própria FAERN.

    Últimas Notícias

     


    Veja Também