quarta-feira, setembro 22, 2021

Brasil terá terceira onda de Covid no inverno e 751 mil mortos até setembro se não acelerar vacinação, diz estudo

O Brasil registrou queda de 19% na média móvel de mortes por Covid-19 nas duas últimas semanas. Em 18 das 27 unidades de federação,...
More

    Últimas Notícias

    O ciclismo em Mossoró, um esporte a ser visto com bons olhos pelas autoridades, não só a nível local, mas de Estado

    Neste domingo, 25 de julho de 2021, foi realizada mais uma corrida ciclística em Mossoró, tendo como percurso as principais ruas do centro da cidade. Tive a oportunidade de assistir a esta prova, já do meio para o fim, e a comentar aqui sobre o tamanho, a importância que ela trás para as famílias e ainda, em especial os amantes da arte de pedalar. Muita gente nas calçadas e ao longo da Avenida Rio Branco assistindo o evento. Da criança ao ancião, sua animação e a aplaudir os a pilotar veículos de duas rodas tendo as pernas como tração. Muito salutar tudo aquilo, uma prática e comportamento que só vem a dignificar ainda mais as pessoas, principalmente na saúde. E aqui alerto para o fato de as autoridades públicas do nosso Estado, através de suas secretarias de esporte, elaborarem uma política de incentivo para que não só em Mossoró, como em outros municípios algo semelhante passe a acontecer. Não vejo custo exorbitante para isto, a não ser a questão de segurança dos participantes e famílias, o controle do trânsito nos trechos a serem utilizados para a prática de tão dinâmico esporte.

    Foto: Régis Pereira

    ECONOMIA

    E aquece este setor. Por exemplo, em toda a extensão interditada da avenida, se fazia notória a presença de pessoas com carrinhos vendendo picolé e água mineral. Além de equipamentos de uso exclusivo dos ciclistas. É bom para a cidade, a interação das pessoas, o encontro de amigos. E eu já me encontro completamente adaptado àquilo. Não perco uma prova, mesmo que não possa, às vezes, acompanhar do começo ao fim. Contribuirei no que puder.

    ESPAÇO ADEQUADO

    Até entendo que se faz necessário um espaço mais concordante para esta prática de esporte. Importante que os organizadores e a municipalidade possam discutir a este respeito. Assim como o futebol, com os estádios, o ciclismo precisa ter sua praça e pistas de boa qualidade. Os pequenos comerciantes mais acomodados e até a população assistente, têm tratamento idêntico. É apenas uma pequena sugestão que faço. Será melhor.

    IMPORTANTE

    Um local onde se encontram praticamente todos os segmentos da sociedade, sem distinção de raça, religião ou partido político (o que nem se fala). São todos irmanados, uns a participar das provas, das corridas e outros a torcer pelo seu parente, amigo e etc. É o que tenho observado sempre quando da realização destes eventos. Como disse, acima de tudo a interação, o encontro das famílias para um dia da semana em estilo diferente, o domingo.

    UNIÃO

    Mais um ingrediente e forte, no que se refere aos poderes municipais, estaduais e federais como forma de oferecer a Mossoró e região, opções de lazer. Uma diversão a atrair milhares de pessoas e, pasmem, embaixo de um sol causticante como o que se abate sobre Mossoró nesta época do ano. Ninguém a reclamar. Só participar, pedalando ou assistindo nas calçadas. Não deixa de ser um momento bom para iniciar a semana de trabalho sem stress.

    DOMINGO DIFERENTE

    Molde contrário aos demais 6 dias da semana. Acordar cedo, reunir a família e sair em passeio, com parada certa na avenida Rio Branco e se deleitar com tamanha festa esportiva. Se ausentar um pouco das suas áreas de conforto, a residência e, sair, logo agora que estamos conseguindo vencer a guerra contra o Covid-19. Outra particularidade que percebi. Quase que a totalidade dos presentes usando máscaras, pouca aglomeração e álcool gel nas mãos.

    RÉGIS PEREIRA

    Agradeço aqui ao bom profissional fotógrafo, pelas belíssimas fotos a mim enviadas. Parabenizá-lo pelo brilhante trabalho. Em meio à quentura da manhã de domingo, ele com seu equipamento de trabalho documentando tudo pormenorizadamente. Todos os acontecimentos a serem catalogados. Expressa aqui meus parabéns ao jovem, de humildade ímpar e, futuro bastante promissor na função que escolheu desafiar.

    OS ORGANIZADORES

    Todos de parabéns, os que estão na linha de frente deste acontecimento esportivo. Sei que não é fácil reunir patrocinadores, cuidar da logística, a escolha do percurso dos atletas, sua segurança e da multidão de pessoas ali como espectadores. O trânsito está sendo interditado em alguns cruzamentos da avenida com pessoas orientando condutores de veículos. São dignos de receberem incentivos para as próximas empreitadas.

    INÍCIO E FIM

    Do evento. Os pedais começaram a circular a partir das 8hs da manhã e perduraram até por volta de meio-dia. Nenhum incidente foi registrado e, o dever de registrar aqui, a compreensão dos condutores de veículos em terem de aumentar seus deslocamentos de viagem, respeitando desta maneira o que se achava sendo realizado ali. É o mossoroense a contribuir à sua maneira para uma vida melhor e de paz perante todos.  

    INDEPENDENTES

    A dizer que as dezenas de pessoas amantes do ciclismo, estavam ali alheios a qualquer incentivo, quer seja, concorrendo a troféus. Simplesmente pelo fato de serem amantes daquela prática esportiva. É um acontecimento que, tenho notado, em relação a outros já realizados, vem cada vez mais ganhando participação de pessoas. E volto a repetir, acho de suma importância que os poderes públicos e, até a iniciativa privada se articulem em valorizar ainda mais, tal qual fazem com os que correm atrás da bola.

    ORIGEM DO CICLISMO

    “Foi na Inglaterra, em meados do século XIX, que o ciclismo surgiu, época em que o aperfeiçoamento do veículo possibilitou o alcance de maiores velocidades. O ciclismo esportivo é regido por diversas regras, e geralmente enquadra-se em quatro categorias: provas em estradas, provas em pistas, provas de montanha (Mountain Bike ou MTB) e BMX e é praticado com diversos tipos e modelos de bicicletas”. (Fonte: Wikipedia)

    ATLETAS CAMPEÕES 

    Foto: Régis Pereira

    No pódio dos vencedores, o brilho no olhar dos atletas participantes e que se saíram melhor na corrida. Da mesma forma os que não subiram lá. Pois o importante é competir. A alegria por parte de Pierre Carlos, organizador do certame que leva o nome de: CLÁSSICA GIRO DO OESTE. Dar nomes ganhadores e respectivas categorias: Dener Alves, de Natal, RN (Elite); Kaliabe Fênix e José Edson (Master); Hugo (MTB); e Dirceu Soares (Aspirante). E nada de diferença, uns perante os outros. Vi do empresário ao taxista assistindo, privilegiando o brilhante espetáculo, oferecido do iniciante na parte de pedalar bicicleta, ao chamado Categoria Elite. Eleva Mossoró e o RN a participarem de competições além divisas de Estado. Tomei conhecimento de que já se elabora um calendário de atividades. De nossa parte, com a coluna RN em Tópicos, o site REDE NEWS 360 e o jornal Gazeta Potiguar, mais novo órgão informativo impresso, de Mossoró para o mundo, nos colocamos à inteira disposição de toda a equipe mentora destes circuitos, muitos ainda por serem realizados. Nada mais do que poder colaborar com o desenvolvimento de todos.

    Últimas Notícias

     


    Veja Também