quarta-feira, setembro 22, 2021

Brasil terá terceira onda de Covid no inverno e 751 mil mortos até setembro se não acelerar vacinação, diz estudo

O Brasil registrou queda de 19% na média móvel de mortes por Covid-19 nas duas últimas semanas. Em 18 das 27 unidades de federação,...
More

    Últimas Notícias

    Saúde de Tibau implementa Projeto Praia Terapêutica

    Foi iniciado última quinta-feira, 29 de julho de 2021, no município de Tibau, que faz parte da jurisdição da IIª Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP), o Projeto Praia Terapêutica, que visa complementar às demandas dos grupos terapêuticos ofertados aos pacientes de saúde mental do município.

    Para tanto, são utilizados os espaços naturais da cidade, potencializando a terapia grupal, com utilização de práticas esportivas: alongamento e Tai Chi Chuan.

    Fazem parte do “Projeto Praia Terapêutica”, profissionais de enfermagem, psicologia, fisioterapia e educadores físicos da Atenção Primária de Saúde (APS).

    O Projeto Praia Terapêutica é coordenado pela psicóloga Graziele Freitas, o enfermeiro Lucas Freire e pelo fisioterapeuta Ramon Medeiros.

    O Grupo Ressignificar é composto por pacientes que retornam da internação hospitalar psiquiátrica e fazem tratamento medicamentoso regular. A terapia de grupo foi oferecida como alternativa e incentivo da reinserção social, bem como o fortalecimento de vínculos e a autoestima dos pacientes e familiares.

    Os encontros acontecem semanalmente e dispõem de uma equipe multiprofissional para dar suporte às atividades, que vão desde a escuta qualificada às terapias ocupacionais e alternativas com o intuito de expandir os atendimentos para além do consultório.

    “Foi sugerido um encontro na praia, ofertando a dinâmica da escuta compartilhada, orientação, atividades físicas e de relaxamento, como de lazer e bem-estar”, disse a psicóloga Graziele Freitas.

    De acordo com a secretária municipal de saúde, Márcia Cristina Alves, o projeto é a valorização do ambiente natural riquíssimo que disponibilizamos e a oferta de qualidade de vida para os pacientes.

    “A ideia foi apoiada pelos envolvidos e colocada em prática e que rendeu momentos de revigoramento, aprendizado e bem-estar. Os encontros acontecerão mensalmente e visamos que outros grupos possam ser inseridos nessa dinâmica”, ressaltou a secretária.

    Últimas Notícias

     


    Veja Também