quarta-feira, setembro 22, 2021

Brasil terá terceira onda de Covid no inverno e 751 mil mortos até setembro se não acelerar vacinação, diz estudo

O Brasil registrou queda de 19% na média móvel de mortes por Covid-19 nas duas últimas semanas. Em 18 das 27 unidades de federação,...
More

    Últimas Notícias

    Vereador propõe medalha de honra ao mérito para profissionais da saúde que atuaram ou que atuam no enfrentamento à pandemia em Felipe Guerra

    A honraria leva o nome da saudosa enfermeira Maria Benedita do Rosário, ‘Dona Bibia’, que foi uma abnegada profissional de saúde e a primeira mulher vereadora do município.

    Imagem:Cedida

    Na sessão ordinária desta terça-feira (03), que marcou o fim do recesso parlamentar do primeiro período de 2021 e a retomada dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Felipe Guerra;/RN, o vereador de segundo mandato, Max Morais (PSDB), apresentou o Projeto de Lei de nº 003/2021, de sua autoria, o qual institui a “Medalha de Honra ao Mérito Enfermeira Maria Benedita do Rosário” (‘Dona Bibia’), a ser concedida a profissionais da área da saúde que atuarem de forma destacada durante graves crises sanitárias no município, como tem sido o caso da pandemia de Covid-19, causada pelo novo Coronavírus.

    De acordo com o vereador Max Morais, o objetivo é que a homenagem seja estendida a todos os profissionais que atuaram ou atuam na saúde pública ou privada do município de Felipe Guerra, neste período de pandemia, que chegou ao Brasil em fevereiro de 2020.

    De acordo com a proposta, as medalhas serão confeccionadas pelo Poder Legislativo Municipal e entregues pelos vereadores aos agraciados em ato solene a ser realizado pela Câmara Municipal em data que deve ser definida pela Mesa Diretora.

    Na justificativa da proposta, o vereador destaca que “durante as graves crises sanitárias, como a pandemia de Covid-19 que assolou e que ainda preocupa a humanidade, os profissionais de saúde assumem a linha de frente do enfrentamento e vão muito além de horas extras em seus ambientes de trabalho, pois arriscam e até perdem suas próprias vidas agindo em defesa da vida e pelo bem da coletividade”.

    A proposta também traz dados da pesquisa Condições de Trabalho dos Profissionais de Saúde no Contexto da Covid-19, realizada pela Fiocruz em todo o território nacional, a qual apontam que são graves e prejudiciais as consequências à saúde mental daqueles que atuam na assistência aos pacientes infectados, de forma que as alterações mais comuns em seu cotidiano, citadas pelos profissionais, são perturbação do sono (15,8%), irritabilidade/choro frequente/distúrbios em geral (13,6%), incapacidade de relaxar/estresse (11,7%), dificuldade de concentração ou pensamento lento (9,2%), perda de satisfação na carreira ou na vida/tristeza/apatia (9,1%), sensação negativa do futuro/pensamento negativo, suicida (8,3%) e alteração no apetite/alteração do peso (8,1%).

    A saudosa enfermeira Maria Benedita do Rosário, ‘Dona Bibia’, homenageada com seu nome na Medalha, foi uma das primeiras abnegadas profissionais de saúde que já atuaram e fizeram história neste município. Além disso, foi a primeira mulher vereadora de Felipe Guerra, razões pelas quais o vereador Max Morais defende ser justa e necessária a homenagem.

    O PL será submetido à apreciação do Poder Legislativo Municipal e, em breve, deve ser votado no plenário.

    Últimas Notícias

     


    Veja Também