sexta-feira, janeiro 21, 2022

4ª ONDA: Diretora da OMS se monstra preocupada com avanço da COVID-19 e carnaval no Brasil

O mundo está entrando em uma quarta onda da pandemia do novo coronavírus. A avaliação é da diretora-geral adjunta de acesso a medicamentos e...
More

    Últimas Notícias

    Poeta José Inácio Vieira de Melo lança novo livro de poemas no Vale do São Francisco

    Garatujas Selvagens é o título do novo livro do poeta José Inácio Vieira de Melo, que será lançado respectivamente em Petrolina – PE e Juazeiro – BA, nos dias 16 e 17 de dezembro.

    A primeira noite de autógrafos (quinta-feira/16), vai acontecer a partir das 19h no bar e restaurante O Casarão, em pleno coração da Petrolina Antiga. O poeta e jornalista Carlos Laerte abre os trabalhos fazendo uma breve apresentação da obra e do autor. Na sequência, o público confere a musicalidade do cantor e compositor Roberto Possidio e um recital com poetas petrolinenses declamando versos do livro Garatujas Selvagens.

    Já no dia seguinte, em Juazeiro, quem dará as boas – vindas será o poeta e editor João Gilberto Guimarães. O lançamento em solo baiano começa também às 19h no bar Acabou Chorare (em frente a antiga quadra da Franvale), com apresentação musical da Banda Erva Doce e saudação dos poetas da terra que vão também recitar poemas de José Inácio. Durante as noites de autógrafos, o poeta visitante vai apresentar o recital “Rabiscos rupestres, a rota do ser”.

    Depois de quatro anos da publicação de “Entre a estrada e a estrela” (2017) vem à tona o Garatujas Selvagens, que está composto de 97 poemas divididos em dez seções, espalhados em 172 páginas. Publicada pela Arribaçã Editora (Cajazeiras-PB, 2021), a obra tem uma ligação fundamental com a pintura e a fotografia.

    José Inácio Vieira de Melo afirma que “Garatujas Selvagens é uma celebração da existência, faz uma peregrinação às origens ao mesmo tempo que pensa e funda essas origens na linguagem. Garatujas Selvagens é um livro de um poeta que tem como maior trunfo a consciência de que ignora quase tudo por ser um quase nada diante da imensidão do Cosmo. É também um livro de chegadas e de partidas, de presenças e de encantamentos, de celebração do outro e de si próprio, enquanto individualidade.

    Uma capa e dez ilustrações internas são do artista plástico Ramiro Bernabó, argentino radicado em Salvador. Estas fotografias internas são de Ricardo Prado, um bom fotógrafo que desde 2005 regista José Inácio e a sua obra. Também estou a contactar as apresentações das escritoras Ana Miranda e Denise Emmer e da poetisa mexicana María Vázquez Valdez, que afirma: “A palavra poética de José Inácio Vieira de Melo tem o poder dos elementos naturais. Em sua voz, a poesia é uma crisálida que se transforma em borboleta ao vento: quem já teve a sorte de ouvi-lo sabe disso. E essa qualidade é preservada na palavra escrita, na poesia contida em seus livros, que está gravada com a própria vida do poeta ”.

    José Inácio Vieira de Melo, alagoano radicado na Bahia, é poeta, jornalista e produtor cultural. Publicou nove livros de poemas, dentre eles “Pedra Só” (2012), “Sete” (2015) e “Entre a estrada e a estrela” (2017). Publicou também as antologias “50 poemas escolhidos pelo autor” (2011) e “O galope de Ulisses” (2014). Participa de várias antologias no Brasil e no exterior. Coordenador e curador de vários eventos literários, como a Praça de Poesia e Cordel, na 9ª, 10ª e 11ª Bienal do Livro da Bahia (2009, 2011, 2013), em Salvador, o Cabaré Literário, na I Feira Literária Ler Amado, em Ilhéus (2012) e a Flipelô – Festa Literária Internacional do Pelourinho (2017 a 2021), em Salvador, assim como os projetos Poesia na Boca da Noite (2004 a 2007), em Salvador, Travessia das Palavras (2009 e 2010), em Jequié,e Uma Prosa Sobre Versos (2007 a 2017), na cidade de Maracás, no Vale do Jiquiriçá.

    Dentre os prêmios conquistados, destacam-se o Prêmio O Capital 2005, com o livro “A terceira romaria”, e o Prêmio QUEM 2015, da Revista Quem, da editora Globo, na categoria Literatura – Melhor Autor, com o livro “Sete”.

    Contatos:

    Instagram: @jivmpoeta
    Facebook: jivmpoetaoficial
    E-mail: jivmpoeta@gmail.com
    WhatsApp: 73 98 845 5399
    Youtube: José Inácio Vieira de Melo

    Últimas Notícias

     


    Veja Também